Conheça um pouco da história do Poeta Cantador Nascimento Araújo

“A cultura é uma festa que o poeta tem na hora, um dom dado por Deus”

Nascimento Araújo Oliveira, conhecido apenas por Nascimento Araújo, é natural da cidade de Cariús – CE, filho de pais Francisco da Costa de Oliveira e Maria Araújo de Oliveira, nascido no dia 20/08/1964. Atualmente, com 53 anos, mora na cidade de Juazeiro do Norte – CE, cidade que passou a residir quando tinha 30 anos de idade.

Foi aos 18 anos que o poeta iniciou na cantoria, porém, neste tempo, o poeta não fez do repente sua profissão, pois dividia maior parte do seu tempo nos trabalhos da roça com seu pai. Somente após mudar-se para o Cariri – em 1994 – foi que, de fato, passou a trabalhar somente da cantoria

Seu irmão mais velho também deu início à carreira de poeta cantador, porém não seguiu na profissão, segundo o próprio Nascimento seu irmão relatou ser uma profissão muito “difícil, ‘dependiosa’”.

Atualmente Nascimento Araújo tem, paralelo às cantorias, um trabalho na Rádio Verde Vale, na qual transmite um programa ao lado dos poetas Agostinho Oliveira e Francinaldo Oliveira, todos os dias úteis da semana – de 12:00 às 12:30. Este programa ainda vai completar dois anos de transmissão e, nesse tempo, os poetas tem usufruído do espaço para cantar improvisos, divulgar agendas e atender pedidos de canções. Antes deste programa o poeta participava rotineiramente do programa “Segunda Memória” do poeta Sílvio Grangeiro, na rádio Iracema.

Araújo acredita que a cantoria deveria ter mais incentivos por parte das políticas públicas, ressalva ainda que poderiam olhar mais o lado da cultura: “acho que precisava ser mais incentivada por esse pessoal que poderiam ajudar os cantadores”.

E completa:

“Gosto muito do meu trabalho, mesmo estando hoje assim, escondida né, a gente faz por fazer, e mesmo assim a gente ama o trabalho da gente. […] Gostaria de pedir às autoridades, aos políticos, que prestassem mais atenção para a cultura não se acabar”.

O poeta possui atualmente um total de 3 CD’s gravados, onde dois deles apresenta-se sozinho e um ao lado do Cantador Júlio Carneiro.

O poeta finaliza a entrevista dizendo que é importante trabalhar os aspectos da cantoria e da cultura popular nas escolas. Pois para ele “seria muito importante, até para dar um incentivo. Ela (a criança) iria aprender com a escola e aprender, também, muito mais com nós, cantadores”.

ok 2

(A entrevista aconteceu no dia 04/07/2017 na rádio Verde Vale para o projeto De Repente em Ação).