“Meu sonho maior é cantar melhor do que já cantei, e cantar até na hora da morte”.
Pedro Bandeira Pereira de Caldas, conhecido simplesmente como Pedro Bandeira, nasceu em 1º de maio de 1938, no Sítio Riacho da Boa Vista, em São José de Piranhas-PB, e faleceu em 24 de agosto de 2020, em Juazeiro do Norte-CE. Era filho da poetisa Maria Bandeira de França e Tobias Pereira de Caldas.
Sua conexão com a poesia era uma herança familiar, que remontava ao seu avô materno, Manuel Galdino Bandeira — um dos maiores poetas da história da cantoria — e a sua mãe, Maria Bandeira de França. Essa linhagem deu origem a uma verdadeira dinastia poética, que inclui Pedro e seus irmãos: Francisco, João, Daudeth, Antônio e Cicera Bandeira.
Desde os seis anos, Pedro já compunha seus primeiros versos enquanto vigiava as plantações de arroz, milho e feijão, mostrando sua precoce inclinação para a palavra poética. Aos 17 anos, em 1955, iniciou sua carreira como Cantador. Ele mesmo descreveu esse momento: “Aos 17 anos de idade eu botei a viola nas costas e rasguei o sertão a pé, a cavalo, a burro, a jegue, a carro de feira, e não parei mais, dos 17 anos para cá”. Esse início foi marcado pela morte de seu avô, um evento que, segundo Pedro, abriu muitas portas, já que, sendo neto de Manuel Galdino, era bem recebido e respeitado por onde passava.
Em 1961, mudou-se para Juazeiro do Norte-CE, onde começou a cantar na Rádio Educadora, em Crato-CE, permanecendo lá por 25 anos. Ao longo de sua trajetória, continuou a cantar, escrever e produzir, tendo a oportunidade de se apresentar para diversos presidentes do Brasil, como Castelo Branco, Costa e Silva, João Figueiredo, José Sarney e Fernando Collor, além de ter cantado para o Papa João Paulo II durante sua visita a Fortaleza, em 1980. Segundo ele, essas conquistas foram resultado de sua persistência: “Isso não é por eu ser o melhor, porque eu não sou o melhor, mas é porque sou um dos que se esforçam muito”.
Pedro Bandeira era licenciado em Letras, bacharel em Direito e Teologia. Em 1974, recebeu o título de Príncipe dos Poetas Populares, que honrosamente carregou até o fim de sua vida. Quando perguntado sobre quem seria o Rei dos Poetas, ele citava o Poeta Pinto do Monteiro.
Ele acreditava que a Cantoria estava se refinando e elogiava a nova geração de Cantadores, afirmando: “Tem novos cantadores muito bons, que começam já cantando com lirismo, teluricamente, falando da terra deles, cantando a vida, cantando o mundo, cantando a política, cantando os acontecimentos da atualidade”.
Pedro enfrentou problemas de saúde a partir dos 69 anos de idade, incluindo infartos e, posteriormente, diagnosticado com Mal de Parkinson, do qual tratou até sua morte. Em 2018, nesta entrevista, ele disse: “Eu comecei tremendo a perna esquerda e depois veio para as mãos. Já foi pior do que está hoje, pois hoje está quase dominado, eu tomo muitos medicamentos, tenho um médico muito bom”. E completou: “eu luto e lido com o Parkinson até hoje com naturalidade, não tenho complexo, não tenho preconceito, nem medo de tremer. Tremo o braço, a perna ou o corpo, mas o verso não treme, a poesia é firme, a consciência é vibrante”.
Sua produção conta com dezenas de discos LP’s e CD’s gravados, 14 livros publicados e mais de mil cordéis, distribuídos entre versos, poemas, folhas soltas e folhas volantes. É mencionado por diversos escritores renomados, como Rodolfo Coelho Cavalcante, Câmara Cascudo, Téo Brandão, Jorge Amado e Carlos Drummond de Andrade, além de ter sido prefaciado por Pe. Antônio Vieira.
Pedro Bandeira continuou a atuar como Cantador e radialista até os 82 anos, apresentando diariamente um programa na Rádio Verde Vale, em Juazeiro do Norte e, periodicamente, na TV local, e afirmava que “nada me faz deixar de cantar, palestrar, estudar, ler, ensinar, improvisar ou escrever, nada me impede – até aqui – de fazer o meu trabalho com consciência e boa vontade, procurando fazer o de amanhã melhor do que o de hoje”.
Ao fim dessa entrevista, Pedro concluiu: “Quero deixar, quando partir daqui para a vida eterna, verdades, mansidão, educação, responsabilidade, humildade e deixar meu nome na história da Cantoria nordestina; brasileira; mundial, como um cantador que passou e deixou rastros. Nós estamos aqui para isso: para cantar, aprender e chegar no céu cantando. Sou o mesmo cantador de quando comecei, para mim estou começando agora“.
Pedro Bandeira faleceu em 24 de agosto de 2020, vítima de uma parada cardíaca, em Juazeiro do Norte.

(As entrevistas aconteceram nos dias 31/10/2016, 12/04/2018 e 30/08/2018, na rádio Verde Vale e em sua residência, para o projeto De Repente em Ação).
![[Social Account]](https://sites.ufca.edu.br/plataforma/wp-content/uploads/2023/06/ufca-logo-cinza.png)
17 de setembro de 2023 at 01:34
Thɑnks forr some other informative web site.
Where eⅼse mayy Ι aam getting tһhat kind of information written in such ann ideal means?
I have a undertaking that I’m just now runnjng on, and Ihave been on the look out for
sucһ information.
Here is my pagе: porn
17 de setembro de 2023 at 02:01
Pⅼease let me know iff you’re looking for a aᥙthor for y᧐ur weblog.
You hawve some really grеat articles and I feel I would be a good asset.
If ʏou ever want to take some of the load off, I’d love
to write some articles for уߋur bⅼog in exchangе for a link back to mine.
Please blast me аn email if interested. Thank yoս!
Feel free to surf t᧐ mmy Ьlоɡ post … sport (https://bpkpd.cirebonkota.go.id/)
17 de setembro de 2023 at 06:32
You’гe sѕo interesting! I don’t suppose I’ve trulу read something liкe that
before. So nice to fіnd somebody with sokme genuine thoughts on this topic.
Seriously.. many thanks for starting this up.
This site іs something that iss neereⅾ on the
web, s᧐meone with some originality!
Here is my page – porn
17 de setembro de 2023 at 09:33
Продуманная совместная работа для производителя мешков для строительного мусора
мешки для строительного мусора от производителя мешки для строительного мусора купить.
17 de setembro de 2023 at 10:15
Уникальные бахилы оптом
бахилы полиэтиленовые бахилы.
17 de setembro de 2023 at 10:15
Закажите мешки для строительного мусора на любую территорию
мешки для строительного мусора мешки для строительного мусора от производителя.
17 de setembro de 2023 at 10:25
Купить мешки для сброса мусора на доступных условиях
пакеты для мусора мешки для мусора.
17 de setembro de 2023 at 11:00
Лучшие цены на мешки для строительного мусора для Вашего предприятия
мешки для строительного мусора мешки для строительного мусора от производителя.
17 de setembro de 2023 at 11:06
Купить бахилы оптом
производство бахил многоразовые бахилы.
17 de setembro de 2023 at 11:19
Скотч лента для удобства
клейкая лента клейкая скотч лента.
17 de setembro de 2023 at 11:19
Гарантия на полиэтиленовые мешки
полиэтиленовые мешки мешки полиэтиленовые.
17 de setembro de 2023 at 11:22
Надёжная продажа мешков для выноса мусора
мусорные мешки пакеты для мусора.
17 de setembro de 2023 at 11:32
Низкие цены на мешки для мусора в нашем интернет магазине
мешки для мусора мешки для мусора.
17 de setembro de 2023 at 11:44
Надежные мешки для строительного мусора для Вашего предприятия
мешки для строительного мусора от производителя мешки для строительного мусора купить.
17 de setembro de 2023 at 11:56
Уникальные бахилы оптом
бахилы цена бахилы одноразовые.
17 de setembro de 2023 at 12:15
Доставка мешков для мусора по России и СНГ
пакеты для мусора мусорные мешки.
17 de setembro de 2023 at 12:29
Наилучший соотношения цена/качество мешков для строительного мусора
мешки для строительного мусора цена мешки для строительного мусора цена.
17 de setembro de 2023 at 12:43
You should take part in a contest for one of the
highest quality blogs online. I am going to highly recommend this blog!
17 de setembro de 2023 at 13:07
Закажите бахилы оптом
бахилы цена производство бахил.
17 de setembro de 2023 at 13:31
Заказывайте лучшие мешки для мусора по привлекательной цене
пакеты для мусора мусорные мешки.
17 de setembro de 2023 at 13:36
Надежные мешки для строительного мусора для Вашего предприятия
мешки для строительного мусора от производителя мешки для строительного мусора купить.
17 de setembro de 2023 at 13:56
Низкие цены на бахилы оптом
бахилы полиэтиленовые бахилы.
17 de setembro de 2023 at 14:10
I enjօy, result in І found exactly ᴡhat I was taking
a look for. Уοu havе ended my four ⅾay lengthy hunt!
God Blewss you man. Have a great day. Bye
Feeⅼl free to visit my site; Hentai (Bmuydqs.musiquessensibles.com)
17 de setembro de 2023 at 14:18
Наилучшие условия для покупки мешков для строительного мусора
мешки для строительного мусора цена мешки для строительного мусора цена.
17 de setembro de 2023 at 14:23
Сделайте покупку мешков для мусора – получите скидку
пакеты для мусора мешки для мусора.