Sobre os autores
Rodolfo Rodrigues
Doutorando em música, subárea Etnomusicologia, pela Universidade Federal do Paraíba. Mestre em música, subárea Educação Musical (2022), pela mesma instituição. Graduado em música, pela Universidade Federal do Cariri (2018). Professor de música no Instituto Federal do Piauí, campus Paulistana. Idealizador do projeto De Repente em Ação (2017-2019), responsável pelo mapeamento de cantadores repentistas na região metropolitana do Cariri cearense. Líder do grupo de pesquisa ESTRAMUS (Estudos de Transmissões Musicais em Diferentes Contextos). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em música, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: cantoria repentista, música da cultura popular e transmissão musical.
Acesse o currículo completo Aqui
Samuel Gomes de Melo
Especialista em Educação Especial com ênfase em Deficiência Visual e Sistema Braille, pela Faculdade de Educação São Luís (FESL). Graduado em Música – Licenciatura, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Atualmente é braillista efetivo da rede municipal de educação da cidade de Crato-CE. Atuou como bolsista e membro voluntário na Secretaria de Acessibilidade (SEACE) da UFCA, desempenhando o trabalho de transcrição/produção de textos em braille, musicografia braille e atividades correlatas, nas seguintes áreas do conhecimento: língua portuguesa e música. Tem experiência na área da musicalização, no ensino de violão popular e erudito, individual ou em grupo. Tem vivência no ensino de musicografia braille, com ênfase em transcrição de partitura.
Acesse o currículo completo Aqui
Jaime Borges da Silva
Licenciado no curso de Música pela UFCA – Universidade Federal do Cariri em 2020, desde o ano de 2022 atua como professor da rede Estadual de ensino, no colégio Adrião do Vale Nuvens de Santana do Cariri – CE, onde leciona a disciplina de artes para todos os anos do Ensino Médio. Participou da Banda de Música Municipal de Nova Olinda – CE, atuando como músico, trompetista durante os anos de 2011 e 2021. Participou do projeto social “Menino Ciço”, lecionando flauta doce e instrumentos de percussão. Atua também dando aulas particulares de violão popular e trompete, e como professor voluntário de flauta doce.
Acesse o currículo completo Aqui
Márcio Mattos Aragão Madeira
Professor na Universidade Federal do Cariri (UFCA) desde 2010, atuando no curso de música na área da Etnomusicologia e Educação Musical. Pesquisador líder do Grupo de Pesquisa “CEMUC – Centro de Estudos Musicais do Cariri”, onde coordena projetos sobre as “Bandas Cabaçais do Cariri cearense”, a “poética etnomusicológica na criação e ensino de música em cursos de graduação” e a “Paisagem Sonora da Chapada do Araripe”. Professor permanente no programa de Mestrado em Artes (ProfArtes) da Universidade Regional do Cariri (URCA). Atualmente, participa do Programa Cientista Chefe da Cultura (Bolsista BIT-Funcap). Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica da UFCA/CAPES (2018-2023). Possui experiência em Educação à Distância, onde atuou como Coordenador do Curso de Artes Plásticas da UECE, inclusive como Bolsista UAB/Capes. Atua na área da música, com ênfase em etnomusicologia e educação musical, além de ter atuado como diretor musical e regente do coral da UFCA e tutor do PET Música UFCA e coordenador de área do PIBID Música. Realizou doutorado em música pela Universidad Complutense de Madrid (UCM/2016), com qualificação de “sobresaliente” (cum laude); mestrado em etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2002) e graduação em música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/1999). Desde 1993, atua com grupos de canto coletivo como cantor, arranjador, regente ou diretor musical.
Acesse o currículo completo Aqui