“Ando por aí levando a cultura para muitos que não a conhecem e semeando a planta da cantoria por aí a fora.“
Antônio Félix Ferreira, ou apenas Antônio Ferreira (como é conhecido), é filho de Gerson Félix Ferreira e Maria Ferreira de Lima. Nascido no dia 23 de Dezembro de 1958, no Sítio Cruzinha, município de Barbalha – CE, onde ainda reside.
Teve os primeiros contatos com a cantoria ouvindo os poetas Pedro Bandeira, Lourdes Novaes, Ivanildo Vila-Nova , Moacir Laurentino e Sebastião da Silva nos programas de rádio e televisão. Aos 10 anos de idade já ajudava seus pais nos trabalhos da roça, e, nesse período, começou a florescer o espírito da poesia, como ele mesmo relata: “quando a gente tava nas sombras do meio dia, e via aqueles pássaros voando ‘pralí’ nas sombras, eu me pegava fazendo uns versinhos com aqueles pássaros, com as cores deles”.
Quando completou 18 anos, sua mãe o quis levar para a cidade de São Paulo com a proposta de um casamento arranjado. Entretanto, Antônio Ferreira se negou, decidindo permanecer no sertão da Paraíba (nesse tempo estavam morando na zona rural do município de Cachoeira do Índios), onde casou-se logo em seguida, com uma moça da localidade que já era de seu interesse.
Em 1980 já se via cantando os poemas do cearense Expedito Sobrinho, até então vereador de Cajazeiras-PB. Por cantar bem seus poemas, e com falecimento do mesmo em 1981, decidiu dedicar-se à profissão de cantador em 1982, fazendo alguns baiões de viola, inspirado também nos poetas que ouvia nas rádios.
Antônio Ferreira também teve herança familiar de cantadores, como seu avô materno, Antônio Gavião Ferreira, e um outro parente do lado paterno, chamado Zé Félix Sobrinho. Segundo Antônio Ferreira, este último não era um poeta de muita caligrafia, mas era o que ele vai chama de “um poeta dos sertões“, e que apesar de não se preocupar muito com as regras, compondo as poesias de forma “matuta“, o inspirou igualmente.
Em noites de renovações, tanto em Pernambuco quanto na Paraíba, teve a oportunidade de cantar ao lado de grandes poetas, como João Amaro, Vicente Correia e Pedro Bandeira, e foi nessas cantorias que o poeta diz ter iniciado seu verdadeiro aprendizado. Segundo ele, Pedro Bandeira foi um grande professor da poesia, ensinando-o muito. Revela que num determinado momento, após uma noite sem muito rendimento, quis desistir da cantoria, mas foi incentivado pelo próprio Pedro a continuar, dizendo que “pra ser cantador é preciso ser querido, ter sorte e ter coragem pra enfrentar a luta da cantoria. Um dia estaremos na baixa outro na alta até o dia que a natureza permitir“. Após isso, sentiu-se motivado a continuar na profissão.
Como passou boa parte da infância ajudando seus pais na roça, conta que não teve muitas oportunidades de escolarizar-se, concluindo somente a primeira série: “Eu me tornei um poeta analfabeto. Eu não tenho muita caligrafia, mas devido o conhecimento dos outros, e de muitas explicações de pessoas sábias que desejam o bem, que quer que o outro cresça, me ajudam e me auxiliam de muitos os lados, porque quando a gente vai numa cantoria que lá tem muita gente sábia, de alta caligrafia, professores e pessoas que entendem mais que a gente, os nossos amigos que quer que a gente cresça, dá umas aulas no carro: ‘fala aí assim, assim’, ‘tem que limpar mais os versos’, ‘a gente tem que levar as palavras no plural, e tal’… isso mais no inicio, hoje já tô mais na prática de poeta, tô sabendo mais ou menos, mas ainda falta légua e meia pra mim aprender, todo o dia que passa tem novidade“.
Segundo o poeta, a cantoria do presente em relação à do passado mudou muito, isso porque “os cantadores se reuniam nas festas dos sertões — renovações, casamentos, aniversários — e lá se reunia numa boca de noite — num casebre — umas 200 pessoas que vinham de carroça, jumento, a pé, de bicicleta, vinha gente de todo jeito, légua e légua e meia a pé. Tinha gente que vinha 12 quilômetros assistir dois cantadores de viola, uma viola com quatro cordas, uma afinava e a outra não, e o ‘caba’ saia com a bolsa cheia de dinheiro”. Relata que os melhores cantadores iam a cavalo, e ele, como não tinha muitas condições financeiras, ia a pé, mas ressalta que era recebido da mesma forma pelo responsável da festa. Hoje, o poeta diz que existe um largo crescimento do forró e outros estilos musicais, e isso tem dificultado o trabalho dos poetas porque tem levado o povo a esquecer das antigas tradições.
Num outro momento ressaltou que “as cantorias ainda estão na mesma lógica do passado. Elas são mais queridas e mais apoiadas na zona rural, onde ainda tem as renovações, aqueles aniversários e aquele povo da terceira idade em diante. Hoje as pessoas jovens não se dirigirem no caminho de dar acesso à cultura e abrir espaço”.
Atualmente o poeta possui um programa de Rádio na Caldas FM em Barbalha ao lado de Canarinho e Zé Ari, programa este intitulado de Viola da Minha Terra, todos os dias das 06:00 às 07:00 da manhã. Além disso, se faz também presente, desde 1999, no Balneário Caldas, localizado entre os municípios cearenses de Barbalha e Jardim, nos feriados e finais de semana. Lá, o poeta caminha pelos banhistas fazendo versos e entretendo o povo com sua arte.
Confessa que hoje faz menos cantorias nas noites porque seu corpo já não suporta mais a rotina e porque hoje outras tradições ocuparam o cenário de lazer musical da região, e adverte: “O repente é como uma semente, se ninguém ‘agoar’, ela morre”.
Finaliza a entrevista agradecendo aos seus ouvintes e ao povo de Barbalha que participa de suas cantorias e ouve seu programa de rádio. Agradece à prefeitura por ceder espaço no Caldas para realizar seu trabalho sem cobrar entrada. “Como cantador de Barbalha, graças a Deus, vivo da viola. Sou muito querido pelo público e agradeço muito a Deus”.

(A entrevista aconteceu no dia 23/10/2017 em sua residência no município de Barbalha – CE para o projeto De Repente em Ação).
Contato do poeta para shows: (88) 99726.0652
![[Social Account]](https://sites.ufca.edu.br/plataforma/wp-content/uploads/2023/06/ufca-logo-cinza.png)
15 de maio de 2023 at 11:18
To connect with City of famous steakhouse in fort worth stockyards Worth,
log into Facebook.
15 de maio de 2023 at 11:19
Hispanic population best place to eat in fort worth zoo Fort Worth,
Texas are 332,505.
15 de maio de 2023 at 11:43
Fort Worth doesn’t have a lot of those high end mexican restaurants fort worth.
15 de maio de 2023 at 11:47
fort worth restaurant menu Worth
doesn’t have a lot of those restaurants.
15 de maio de 2023 at 11:48
I really like your blog.. very nice colors & theme. Did you make this website yourself or did you hire someone to do it for you? Plz reply as I’m looking to construct my own blog and would like to know where u got this from. thanks
15 de maio de 2023 at 11:54
I am not real great with English but I line up this really easy to translate.
15 de maio de 2023 at 11:59
You can even pay off an equity release With existing Mortgage mortgage.
15 de maio de 2023 at 12:00
Access to a wide range of plans from leading lenders.
my webpage … money saving Expert Equity release
15 de maio de 2023 at 12:09
To that extent, RIO mortgages work in a similar way.
Also visit my web blog :: aviva equity release complaints
15 de maio de 2023 at 12:09
The Lunchbox’s famous chicken salad sandwich.
Here is my web-site – item511364786
15 de maio de 2023 at 12:15
Your use of the Online Services is at your own risk.
my web page :: fast food near me addison tx
15 de maio de 2023 at 12:19
Here is Texas Travel Talk’s waters fort worth dinner menu Worth Travel Guide.
15 de maio de 2023 at 12:27
Taking out a lifetime mortgage. Lifetime mortgage.
Feel free to surf to my web-site – what are interest rates for equity release
15 de maio de 2023 at 12:37
Yard House is open every day for lunch and dinner.
my blog Bookmarks (Lucy)
15 de maio de 2023 at 12:42
Yard House is open every day for lunch and dinner.
My webpage; mexican food near me addison il
15 de maio de 2023 at 12:43
Then you can save costs on car transportation.
Also visit my web-site item515792546
15 de maio de 2023 at 12:43
Yes, Bargain Auto Transport has cheap car transport quote nz shipping.
15 de maio de 2023 at 12:54
Yes, Halifax Pensioner Mortgages are 2.99% APR.
My web blog … Bookmarks
15 de maio de 2023 at 13:07
Hispanic population in Fort best places to eat around fort. worth stockyards, Texas are 332,505.
15 de maio de 2023 at 13:13
Best Mexican Food In Fort Worth Area Worth doesn’t have a lot of
those restaurants.
15 de maio de 2023 at 13:23
No monthly payments and no interest charges, ever.
Take a look at my web page equity release definition business
15 de maio de 2023 at 13:27
A major leap forward for lucille's fort worth dinner menu Worth’s dining scene.
15 de maio de 2023 at 13:36
Precisely what I was looking for, thankyou for posting.
15 de maio de 2023 at 13:38
Essentially Equity Release is a long term loan.
Feel free to surf to my web-site retirement interest only mortgages money saving expert
15 de maio de 2023 at 13:45
Thanks for sharing excellent informations. Your web site is so cool. I am impressed by the details that you have on this website. It reveals how nicely you understand this subject. Bookmarked this web page, will come back for more articles. You, my pal, ROCK! I found simply the information I already searched all over the place and simply couldn’t come across. What a great web-site.