“Eu sou poeta porque Deus me deu o Dom”
Guido Rosendo Patrício, conhecido como Canarinho, nasceu em 5 de setembro de 1940 no Sítio Baixio, município de Conceição do Piancó, Paraíba. Mudou-se para a região do Cariri cearense no início da década de 1960. Filho de Filomena Maria da Conceição e Rosendo Patrício Filho, Canarinho, atualmente com 77 anos, dedicou sua vida à Cantoria Repentista, acumulando inúmeros festivais e conquistas ao longo da carreira.
Desde jovem, Canarinho trabalhava na roça com a família. Durante esse período, começou a improvisar versos enquanto cuidava da terra, surpreendendo seus companheiros de trabalho, que já o consideravam um grande improvisador. Aos 18 anos, mudou-se para Fortaleza, Ceará, onde ingressou na polícia e permaneceu no serviço militar por três anos. Após retornar à Paraíba, enfrentou a dor da perda do pai e assumiu a responsabilidade de cuidar de seus irmãos. Casou-se dois anos depois e permaneceu na região, tornando-se pai de quatro filhos.
Com a necessidade financeira crescente, Canarinho decidiu transformar sua habilidade em versos em uma profissão. Mudou-se para Pernambuco, onde comprou um violão e alguns folhetos, começou a se apresentar, focando nos romances populares da época. “Nesse tempo não tinha esse negócio de poema não, era difícil um poema, era só romance mesmo. Fazia era cantar a noite todinha”, lembra. Sua primeira cantoria foi um sucesso, rendendo o suficiente para comprar uma pequena residência em Pernambuco. “A primeira cantoria que fiz em janeiro, lá em Pernambuco, tirei 380 conto. Esse dinheiro deu pra comprar uma ‘propriedadizinha’ lá”
Após nove meses, ele já estava se apresentando com frequência e decidiu se mudar e estabelecer-se em Juazeiro do Norte, onde começou a cantar com inúmeros cantadores da região. “Quando ‘dei’ fé peguei a cantar mais Pedro Bandeira, João Bandeira, Antônio Aleluia, João Alexandre etc. Eu estava no começo, aprendendo. Mas só quem me procurava para fazer Cantoria era cantador grande, e assim levei a vida, graças a Deus“.
Ele enfatiza que nunca foi apenas um Cantador, mas, acima de tudo, um administrador prudente de seus recursos. Com os ganhos que obtinha, Canarinho investia em aplicações financeiras. Após três anos em Juazeiro do Norte, já havia alcançado uma estabilidade financeira, possuindo sua própria casa e carro. Para ele, esse foi o grande segredo do seu sucesso. “Meu padrinho Cícero deu uma grande bênção a mim pra vim morar aqui em Juazeiro”, revela, lembrando das inúmeras vezes em que implorou por essa graça ao Santo Popular enquanto ainda residia na zona rural da Paraíba.
O apelido “Canarinho” surgiu de forma curiosa. As pessoas começaram a se referir a ele como um poeta que cantava como um canário: “aquele poeta canta muito, canta como um canário”… “é cantador igual um canário”. Até que em uma apresentação, o proprietário de um estabelecimento o chamou de “Canarinho”, e o nome pegou. “Até minha mulher me chama de canário”, diz. Simbolicamente, possui um canário em sua residência.
Para Canarinho, um bom repentista é aquele que possui “tem bom comportamento, juízo, memória boa e um pouco de leitura“. Para ele, a leitura é fundamental para um bom desenvolvimento poético. Contudo, embora reconheça a importância da educação, acredita que o talento inato é fundamental para o sucesso na cantoria, citando exemplos de repentistas talentosos que não tiveram acesso à escolaridade.
Ele vê diferenças significativas nas cantorias de hoje em comparação com as do passado. Uma delas é que, antigamente, as cantorias se estendiam pela noite, repletas de festa e dança, com improvisos focados em romances e histórias do sertão, conta. Hoje, percebe que as apresentações tendem a incluir mais canções e menos improviso. Segundo ele, o verdadeiro improviso se perdeu, e já não se faz mais uma noite inteira de cantoria.
Canarinho também observa que, embora muitas cantorias ainda ocorram na zona rural — considerando as melhores localidades em relação à festa e renda —, há um crescimento da presença de eventos na zona urbana, especialmente em bares e restaurantes. Quanto às políticas públicas, ele adota uma postura neutra, reconhecendo que existem iniciativas que incentivam a arte da cantoria, mas lamentando que muitos políticos preferem apoiar bandas em vez de duplas de cantadores.
Atualmente, Canarinho possui uma vasta coleção de CDs e DVDs de suas apresentações em festivais, sempre ao lado de grandes cantadores. Ele finaliza afirmando que se considera um “cidadão querido“, satisfeito com a trajetória que Deus trilhou para sua vida.
(A entrevista aconteceu no dia 05/06/2018 em sua residência, em Juazeiro do Norte-CE, para o projeto De Repente em Ação)
Contato do poeta para shows: (88) 98804.8312
3 de junho de 2023 at 01:48
darknet drugs dark internet
3 de junho de 2023 at 01:57
dark web market list free dark web
3 de junho de 2023 at 01:58
deep dark web darknet markets
3 de junho de 2023 at 02:15
obviously like your web site but you need to take
a look at the spelling on quite a few of your posts. Many of them are rife with
spelling problems and I in finding it very bothersome to inform the reality nevertheless I will surely come back again.
My website :: 해외선물 대여업체
3 de junho de 2023 at 02:16
I think that everything published made a bunch of sense. But, consider this, suppose you added
a little information? I ain’t suggesting
your content isn’t solid., but what if you added a post title that makes people want more?
I mean Conheça um pouco da história do Poeta
Cantador Canarinho – De Repente em Ação is a little plain. You should peek
at Yahoo’s front page and see how they create post headlines to get viewers interested.
You might add a video or a pic or two to grab people excited about what
you’ve written. In my opinion, it would make your website a
little livelier.
Also visit my homepage: 해외선물 대여업체
3 de junho de 2023 at 02:17
onion market darknet site
3 de junho de 2023 at 02:35
This post will help the internet visitors for setting up new blog
or even a weblog from start to end.
Here is my webpage she shacks
3 de junho de 2023 at 02:44
Hey there! I’m at work browsing your blog from my new iphone!
Just wanted to say I love reading your blog and look forward to
all your posts! Keep up the outstanding work!
Also visit my web page; kediri toto
3 de junho de 2023 at 02:48
how to access dark web dark web websites
3 de junho de 2023 at 02:49
deep web search deep web drug store
3 de junho de 2023 at 03:03
I have been exploring for a little for any high-quality articles or weblog posts on this kind of space . Exploring in Yahoo I ultimately stumbled upon this web site. Reading this info So i?¦m glad to express that I have a very excellent uncanny feeling I came upon exactly what I needed. I most surely will make certain to don?¦t disregard this site and give it a look regularly.
3 de junho de 2023 at 03:12
darknet marketplace blackweb official website
3 de junho de 2023 at 03:18
Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew
of any widgets I could add to my blog that automatically tweet my
newest twitter updates. I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe
you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything.
I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new
updates.
My web-site … kediri toto
3 de junho de 2023 at 03:18
how to get on dark web tor market links
3 de junho de 2023 at 03:22
dark internet free dark web
3 de junho de 2023 at 03:32
darknet drugs tor markets 2023
3 de junho de 2023 at 03:41
darknet links dark web search engine
3 de junho de 2023 at 03:42
dark web markets dark web drug marketplace
3 de junho de 2023 at 03:43
best darknet markets drug markets onion
3 de junho de 2023 at 03:46
Thanks for one’s marvelous posting! I truly enjoyed reading it,
you might be a great author.I will remember to bookmark your blog and
definitely will come back at some point. I want to encourage continue your great work, have a nice weekend!
my web-site: cloud pbx
3 de junho de 2023 at 03:47
darkmarket deep web drug markets
3 de junho de 2023 at 03:55
Great work! That is the kind of information that are supposed to be shared across the internet.
Shame on Google for no longer positioning this post upper!
Come on over and talk over with my site .
Thank you =)
my web blog; bali slot
3 de junho de 2023 at 04:06
Very rapidly this website will be famous amid all blogging and site-building viewers, due
to it’s nice content
Feel free to visit my web site; bali slot
3 de junho de 2023 at 04:08
darknet marketplace dark web link
3 de junho de 2023 at 04:10
deep web sites dark market link