“Eu sou poeta porque Deus me deu o Dom”
Guido Rosendo Patrício, conhecido como Canarinho, nasceu em 5 de setembro de 1940 no Sítio Baixio, município de Conceição do Piancó, Paraíba. Mudou-se para a região do Cariri cearense no início da década de 1960. Filho de Filomena Maria da Conceição e Rosendo Patrício Filho, Canarinho, atualmente com 77 anos, dedicou sua vida à Cantoria Repentista, acumulando inúmeros festivais e conquistas ao longo da carreira.
Desde jovem, Canarinho trabalhava na roça com a família. Durante esse período, começou a improvisar versos enquanto cuidava da terra, surpreendendo seus companheiros de trabalho, que já o consideravam um grande improvisador. Aos 18 anos, mudou-se para Fortaleza, Ceará, onde ingressou na polícia e permaneceu no serviço militar por três anos. Após retornar à Paraíba, enfrentou a dor da perda do pai e assumiu a responsabilidade de cuidar de seus irmãos. Casou-se dois anos depois e permaneceu na região, tornando-se pai de quatro filhos.
Com a necessidade financeira crescente, Canarinho decidiu transformar sua habilidade em versos em uma profissão. Mudou-se para Pernambuco, onde comprou um violão e alguns folhetos, começou a se apresentar, focando nos romances populares da época. “Nesse tempo não tinha esse negócio de poema não, era difícil um poema, era só romance mesmo. Fazia era cantar a noite todinha”, lembra. Sua primeira cantoria foi um sucesso, rendendo o suficiente para comprar uma pequena residência em Pernambuco. “A primeira cantoria que fiz em janeiro, lá em Pernambuco, tirei 380 conto. Esse dinheiro deu pra comprar uma ‘propriedadizinha’ lá”
Após nove meses, ele já estava se apresentando com frequência e decidiu se mudar e estabelecer-se em Juazeiro do Norte, onde começou a cantar com inúmeros cantadores da região. “Quando ‘dei’ fé peguei a cantar mais Pedro Bandeira, João Bandeira, Antônio Aleluia, João Alexandre etc. Eu estava no começo, aprendendo. Mas só quem me procurava para fazer Cantoria era cantador grande, e assim levei a vida, graças a Deus“.
Ele enfatiza que nunca foi apenas um Cantador, mas, acima de tudo, um administrador prudente de seus recursos. Com os ganhos que obtinha, Canarinho investia em aplicações financeiras. Após três anos em Juazeiro do Norte, já havia alcançado uma estabilidade financeira, possuindo sua própria casa e carro. Para ele, esse foi o grande segredo do seu sucesso. “Meu padrinho Cícero deu uma grande bênção a mim pra vim morar aqui em Juazeiro”, revela, lembrando das inúmeras vezes em que implorou por essa graça ao Santo Popular enquanto ainda residia na zona rural da Paraíba.
O apelido “Canarinho” surgiu de forma curiosa. As pessoas começaram a se referir a ele como um poeta que cantava como um canário: “aquele poeta canta muito, canta como um canário”… “é cantador igual um canário”. Até que em uma apresentação, o proprietário de um estabelecimento o chamou de “Canarinho”, e o nome pegou. “Até minha mulher me chama de canário”, diz. Simbolicamente, possui um canário em sua residência.
Para Canarinho, um bom repentista é aquele que possui “tem bom comportamento, juízo, memória boa e um pouco de leitura“. Para ele, a leitura é fundamental para um bom desenvolvimento poético. Contudo, embora reconheça a importância da educação, acredita que o talento inato é fundamental para o sucesso na cantoria, citando exemplos de repentistas talentosos que não tiveram acesso à escolaridade.
Ele vê diferenças significativas nas cantorias de hoje em comparação com as do passado. Uma delas é que, antigamente, as cantorias se estendiam pela noite, repletas de festa e dança, com improvisos focados em romances e histórias do sertão, conta. Hoje, percebe que as apresentações tendem a incluir mais canções e menos improviso. Segundo ele, o verdadeiro improviso se perdeu, e já não se faz mais uma noite inteira de cantoria.
Canarinho também observa que, embora muitas cantorias ainda ocorram na zona rural — considerando as melhores localidades em relação à festa e renda —, há um crescimento da presença de eventos na zona urbana, especialmente em bares e restaurantes. Quanto às políticas públicas, ele adota uma postura neutra, reconhecendo que existem iniciativas que incentivam a arte da cantoria, mas lamentando que muitos políticos preferem apoiar bandas em vez de duplas de cantadores.
Atualmente, Canarinho possui uma vasta coleção de CDs e DVDs de suas apresentações em festivais, sempre ao lado de grandes cantadores. Ele finaliza afirmando que se considera um “cidadão querido“, satisfeito com a trajetória que Deus trilhou para sua vida.
(A entrevista aconteceu no dia 05/06/2018 em sua residência, em Juazeiro do Norte-CE, para o projeto De Repente em Ação)
Contato do poeta para shows: (88) 98804.8312
3 de junho de 2023 at 04:11
Unquestionably believe that which you stated.
Your favorite reason appeared to be on the web the simplest thing to be aware of.
I say to you, I certainly get irked while people
think about worries that they just don’t know about.
You managed to hit the nail upon the top and also defined out the whole thing
without having side-effects , people can take a signal.
Will likely be back to get more. Thanks
My homepage – metal 4d
3 de junho de 2023 at 04:18
darknet market dark market url
3 de junho de 2023 at 04:22
blackweb black internet
3 de junho de 2023 at 04:23
darkmarket list tor darknet
3 de junho de 2023 at 04:29
darkmarket link darknet drug market
3 de junho de 2023 at 04:36
tor marketplace deep web sites
3 de junho de 2023 at 04:36
darknet market list darknet drug market
3 de junho de 2023 at 04:46
dark web site darknet sites
3 de junho de 2023 at 04:49
Heya i’m for the first time here. I came across this board
and I find It really useful & it helped me out a lot. I hope to give
something back and aid others like you aided me.
My page :: metal 4d
3 de junho de 2023 at 05:48
deep web drug url tor markets links
3 de junho de 2023 at 05:50
https://www.k288.net/
Game online
best of the years
โปรโมชั่น ฝาก100 รับโบนัสฟรีอีก100%
เล่นได้ทุกเกม ถอนได้ไม่อั้น
LINE: @ku123
3 de junho de 2023 at 06:07
dark market link drug markets dark web
3 de junho de 2023 at 06:14
Good site! I really love how it is easy on my eyes and the data are well written. I am wondering how I could be notified whenever a new post has been made. I’ve subscribed to your feed which must do the trick! Have a nice day!
3 de junho de 2023 at 06:15
drug markets onion deep web links
3 de junho de 2023 at 06:18
darknet markets darkmarket 2023
3 de junho de 2023 at 06:38
deep web drug markets dark web links
3 de junho de 2023 at 06:39
dark market how to access dark web
3 de junho de 2023 at 06:55
payday loan
3 de junho de 2023 at 06:59
darknet links dark web sites links
3 de junho de 2023 at 07:17
drug markets onion tor dark web
3 de junho de 2023 at 07:26
darknet market blackweb official website
3 de junho de 2023 at 07:28
It¦s in reality a nice and helpful piece of information. I¦m glad that you shared this helpful info with us. Please keep us informed like this. Thanks for sharing.
3 de junho de 2023 at 07:36
deep web drug markets tor markets links
3 de junho de 2023 at 07:41
Perfectly indited content material, Really enjoyed looking through.
3 de junho de 2023 at 07:43
darknet websites deep web drug url