“Agradeço a Deus todo dia por essa profissão que ele me deu, tão honrosa e respeitada.”
José Felix de Almeida, conhecido como Zé Carneiro, nasceu em 25 de julho de 1947 e reside em Juazeiro do Norte, Ceará. Sua trajetória é profundamente marcada pela tradição da Cantoria. Originário do sítio Forquilha, no município de Caririaçu, é filho de Laura Teles de Almeida e Pedro Carneiro de Almeida. Aos 71 anos, Zé Carneiro coleciona histórias e momentos inesquecíveis em sua carreira como cantador.
Zé Carneiro recorda que, durante sua infância, a população da região onde morava tinha uma grande paixão pela Cantoria, e os fazendeiros frequentemente organizavam encontros de cantadores. Nesses eventos, ele sempre estava presente, observando os inúmeros repentistas. Lembra que na primeira cantoria que assistiu, percebeu que também era capaz de criar versos, assim como os cantadores que admirava.
Com nostalgia, ele menciona também a segunda cantoria em que participou, onde se apresentavam os poetas João Alexandre e Antônio Aleluia. Durante um intervalo, aproximou-se de João Alexandre e afirmou que também sabia fazer versos daquela forma. Indagado se realmente queria ser cantador, Zé Carneiro respondeu com firmeza: “quero ser cantador, vou ser cantador e sou cantador. E é o seguinte, irei cantar agora com o senhor”. Espantado, João questionou: “comigo?”. – “Sim, e evite de alguém pedir um desafio”.
Ao retornar ao palco, os poetas que se apresentavam cantaram mais uma modalidade e João Alexandre anunciou: “Aqui tem um cantador, ‘meninão’ que está começando agora. E falou para mim que ia cantar comigo e depois com você, Antônio Aleluia”, dirigindo-se para o colega. Zé Carneiro subiu ao palco e pegou a viola, mas apenas para compor a cena, pois ainda não sabia tocar. Mesmo assim, improvisou ao lado de sua primeira dupla. No final da apresentação, João Alexandre o elogiou, reconhecendo seu talento. A partir desse momento, Zé Carneiro começou a se apresentar com outros cantadores.
Aos 27 anos, mudou-se para Juazeiro do Norte com seus pais e passou a trabalhar em um bar local como vendedor de bebidas. Esse bar, bem localizado na cidade e movimentado pelos romeiros, foi o cenário de um importante momento em sua carreira. Um amigo, também cantador, sugeriu que ele realizasse uma cantoria no local. Era uma quarta-feira e Zé Carneiro organizou o evento para o sábado seguinte, atraindo um grande público de romeiros. Entre os ouvintes, estava um apresentador de rádio e TV local, que o convidou para um programa de televisão, marcando o recomeço definitivo de sua carreira como cantador.
“Foi assim que eu comecei, né? Começou a aparecer convite para cantoria nas fazendas, renovação, batizado, aniversário… foi uma benção divina. E também convite para festival nas regiões, nas cidades, por aí. Como tá vendo a prateleira ali, ‘óh’ (apontando para uma prateleira na sala de sua casa), tem um bocado de troféu… tudo troféu de campeão de vaquejada, primeiro e segundo lugar”.
Além de suas apresentações como cantador, Zé Carneiro trabalhou durante 12 anos na rádio Iracema, apresentando um programa de Cantoria, além de ter atuado na rádio Progresso, sempre apoiado por diversos patrocinadores.
A cantoria nunca foi sua única profissão. Zé Carneiro também atuou como vendedor de joias, viajando para os estados de São Paulo e Paraná. Mesmo assim, sua viola sempre o acompanhava. Chegou a cantar em várias ocasiões, inclusive dentro dos ônibus: “Já cheguei a ganhar dinheiro dentro do ônibus que cobria a passagem. Uma profissão que gosto de fazer e ainda mais remunerado, não é muito bom?”, brinca ao relembrar essa experiência.
Para Zé Carneiro, um cantador nasce predestinado a ser um cantador. No entanto, ele acredita que a diferença entre um cantador e um bom cantador está nos estudos. “A gente já nasce preparado para ser cantador, agora para se aperfeiçoar e se tornar um cantador bem inteligente tem que estudar, frequentar escola, ler os livros”. E afirma que somente o público pode reconhecer um bom cantador. Assim, ele não se considera nem bom nem ruim, mas confessa que o público o aclama como um grande cantador.
Essa questão dos estudos, segundo Zé Carneiro, é o que diferencia as cantorias de hoje das de algumas décadas atrás. “Antigamente os cantadores se preocupavam só em cantar mesmo. Naquele tempo os estudos e os colégios eram muito difíceis. Os cantadores de hoje, os caprichosos, estudam muito, estudam para escrever livro, escrever poema, pronunciar as palavras certinhas”.
Atualmente, Zé Carneiro continua fazendo muitas cantorias, especialmente em aniversários e renovações. Ele observa que há muitos convites na cidade, mas que a maioria das apresentações acontece na zona rural. Lamenta também que, antigamente, o poder público incentivava a arte da cantoria com festivais, organizando de três a cinco eventos por ano. Hoje, ele sente que essa tradição tem sido esquecida pelos governantes.
Possui CDs e DVDs gravados de suas participações em festivais, registros valiosos de suas inesquecíveis apresentações. Zé Carneiro encerra afirmando que é feliz por tudo que viveu e construiu, expressando: “eu soube viver bem e viver feliz. Zé Carneiro é um que esteve e está no meio da felicidade, Graças a Deus”.

(A entrevista aconteceu no dia 16/08/2018 em sua residência, em Juazeiro do Norte-CE, para o projeto De Repente em Ação).
![[Social Account]](https://sites.ufca.edu.br/plataforma/wp-content/uploads/2023/06/ufca-logo-cinza.png)
13 de agosto de 2023 at 05:06
Do you have a spam problem on this website; I also am a blogger, and I was wondering your situation; we have
developed some nice practices and we are looking
to trade techniques with other folks, be sure to shoot me an email if interested.
13 de agosto de 2023 at 05:56
You are so awesome! I don’t think I have read anything like
this before. So good to discover somebody with genuine thoughts on this subject matter.
Seriously.. thank you for starting this up. This site is
something that is needed on the internet, someone with
a little originality!
13 de agosto de 2023 at 05:59
Heya! I understand this is somewhat off-topic however I needed to
ask. Does operating a well-established website like
yours take a large amount of work? I am brand new to running a
blog however I do write in my diary everyday. I’d like to start a blog so I
will be able to share my experience and feelings online.
Please let me know if you have any kind of suggestions or tips for new aspiring blog owners.
Thankyou!
13 de agosto de 2023 at 11:15
My family members all the time say that I am wasting
my time here at web, however I know I am getting experience every day by reading thes good articles.
14 de agosto de 2023 at 07:32
What’s up to every one, it’s genuinely a nice for me to visit this web site, it includes helpful Information.
14 de agosto de 2023 at 13:32
for millions of people around the globe suffering through severe, unbearable heat waves.
부산출장마사지
14 de agosto de 2023 at 13:38
July is the hottest month on record for the planet and very likely the hottest period in 120,000 years, according
부산출장
14 de agosto de 2023 at 13:43
to global climate authorities. “These are the hottest temperatures in human history,” Samantha Burgess,
출장마사지
14 de agosto de 2023 at 13:57
deputy director of the European Union’s Copernicus Climate Change Service, told CNN recently.
부산출장안마
14 de agosto de 2023 at 14:05
It’s expected to get worse: A new study found the number of days of “dangerous heat” — defined as 103 degrees
부산모텔출장
14 de agosto de 2023 at 14:14
Fahrenheit (39.4 degrees Celsius) — will more than double by 2050 in the midlatitude regions, which include Western Europe and countries
출장안마
14 de agosto de 2023 at 19:04
Haνing read this I thought it was extremely enlightening.
I appreciate you findіng the time and effort tߋ put tһis informative article
toցether. I onc again find myself spending wаy too much time both reading
and commenting. Βut so whаt, іt was still worthwhile!
14 de agosto de 2023 at 20:11
Thanks, I value it.
15 de agosto de 2023 at 12:57
Simply wish to say your article is as amazing. The clarity in your post is simply nice and i can assume you are an expert on this subject.
Fine with your permission allow me to grab your RSS feed
to keep up to date with forthcoming post. Thanks a
million and please continue the enjoyable work.
16 de agosto de 2023 at 08:08
I really love your blog.. Excellent colors & theme.
Did you build this web site yourself? Please reply back as I’m wanting to create my own website and want to know where you got this from or what the theme is named.
Kudos!
16 de agosto de 2023 at 23:32
Cheers, Loads of forum posts!
17 de agosto de 2023 at 04:58
Aw, this was an exceptionally good post. Spending some time
and actual effort to make a superb article… but what
can I say… I procrastinate a whole lot and don’t manage to get anything done.
17 de agosto de 2023 at 07:12
Way cool! Some very valid points! I appreciate you
writing this article and also the rest of the website is very
good.
17 de agosto de 2023 at 10:06
Hі there colleаgues, goߋd piеce of writing and pleasant arguments ϲommenteԀ at this place, I am truly enjօying by these. https://Dekatrian.com/index.php/User:Enid1287269665
17 de agosto de 2023 at 12:41
Ꭼxcellent blog here! Ꭺlso your web site
loads upp very fast! What hoѕt are you using?
Can I gett your affriliate link to your host? I wish my siite loaded up as quicқly as yours
lol
Here is my website :: bandar slot online
17 de agosto de 2023 at 13:51
Thanks very interesting blog!
17 de agosto de 2023 at 16:15
My programmer is trying to convince me to move to .net from PHP.
I have always disliked the idea because of the costs.
But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on a variety of
websites for about a year and am anxious about switching to another platform.
I have heard fantastic things about blogengine.net.
Is there a way I can transfer all my wordpress content into it?
Any kind of help would be really appreciated!
17 de agosto de 2023 at 23:48
Good day! This is my first visit to your blog! We are a collection of volunteers and starting a new initiative in a community in the
same niche. Your blog provided us valuable information to work on. You have
done a outstanding job!
18 de agosto de 2023 at 05:43
Hello colleagues, fastidious post and good urging commented at this place, I am
really enjoying by these.
18 de agosto de 2023 at 07:18
href=”https://rgocash.azurefd.net/”> Link alternatif RGOCASH merupakan daftar bandar togel terbesar terpercaya di Indonesia dan dunia memberikan layanan toto online resmi pasang angka togel terbalik dibayar dengan jumlah hadiahnya 2D 100 ribu 4D 10 juta pada pasaran SGP