“O Cantador Repentista é a mola principal da Cultura.”
José de Freitas Sobrinho, conhecido como Zé de Freitas, nasceu em 17 de janeiro de 1956 no município de Várzea Alegre, Ceará, na comunidade do sítio Gangorra. Filho de Odete Mendes de Freitas e Miguel Lourenço de Freitas, o poeta, atualmente com 62 anos, reside em Juazeiro do Norte, local onde deu início à sua trajetória na Cantoria.
Desde a infância, Zé de Freitas esteve em contato com a cantoria, ouvindo as histórias de seus pais sobre seu avô, um cantador, e seu irmão Antônio de Freitas, um renomado cantador da época. Ele relembra que, embora ainda jovem e sem habilidades para improvisar versos, já gostava de escrever algumas estrofes enquanto acompanhava seu irmão nas apresentações.
Aos 28 anos, mudou-se para a cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, onde começou a frequentar cantorias locais, especialmente as que contavam com a presença do poeta Silvio Grangeiro. Durante uma dessas cantorias, Zé de Freitas se apresentou a Silvio Grangeiro como irmão de Antônio de Freitas. Questionado se também cantava e respondendo negativamente à pergunta, Silvio o convenceu a subir ao palco e cantar com Antônio de França — poeta que o acompanhava naquela noite. O resultado foi tão positivo que Silvio o convidou para formar dupla em outras cantorias e fazer algumas participações em seu programa de rádio.
Foi a partir desses encontros que Zé de Freitas iniciou sua atuação no mundo da cantoria. Contudo, nunca fez da cantoria sua principal profissão, priorizando seu trabalho como caminhoneiro. “Nunca fui cantador profissional devido a minha profissão. Fui motorista durante um bom tempo. Tenho medo de marcar uma cantoria hoje e no outro dia não estar aqui, pois trabalho viajando com caminhão. Sempre cantei assim: chegava na cantoria, ia assistir, participava e cantava com eles. E através de Silvio comecei a participar dos festivais, mas nunca assumi profissionalmente por causa do tempo. Inclusive, nem viola eu tenho. Quando eu vou para uma cantoria eu chego lá, pego a viola de um parceiro e canto”.
Atualmente, Zé de Freitas é motorista de ônibus em Juazeiro do Norte, e essa relação entre sua profissão e a cantoria rendeu muitas histórias curiosas. Relembra que frequentemente utiliza sua experiência como motorista em seus versos para levar alegria, como no que diz: O mundo é minha morada / E o caminhão é meu trono / Vivo nessa correria / Perdendo noites de sono / Com 10% da renda / Porque noventa é do dono.
Relata que embora não tenha frequentado a escola, é capaz de discursar sobre diversos temas e acredita que isso é um dom divino. “Parece que Deus abre a mente e faço tranquilo, como quem sei de tudo. Eu acredito que é um dom que Deus deu para quem nasceu com aquele dom, com aquela veia poética”. E ressalta que: “Você pode ser doutor, formado em tudo, se você não tiver a veia poética, você não faz uma poesia”.
Zé de Freitas observa que, embora existam poucas diferenças nas cantorias de hoje em comparação com as de décadas passadas, a principal mudança é a tecnologia de gravação, que possibilita registrar quase tudo. Antigamente, as rimas eram improvisadas e muitas se perdiam. Hoje, com um celular, é possível gravar todo o show, “exigindo que o poeta capriche mais no verso”, comenta com bom humor.
Ele também menciona que a maioria das cantorias ainda ocorre na zona rural, onde a população valoriza mais essa forma de arte. “O povo do sítio gosta mais. A maioria do povo da cidade gosta mais dessas coisas de hoje – de forró – mas mesmo assim ainda funciona na cidade, mas a maioria mesmo é na zona rural, o povo de lá gosta muito da cultura”. No entanto, lamenta que as cantorias não ocorrem com a mesma frequência de antes.
Zé de Freitas reconhece que há apoio de algumas políticas públicas para a arte da cantoria, mencionando que alguns prefeitos de Juazeiro incentivaram festivais organizados por Silvio Grangeiro e outros líderes políticos. Ele acredita, no entanto, que esse apoio poderia ser ainda mais efetivo.
Em seu histórico, Zé de Freitas acumula diversos CDs de suas participações em festivais, além de um DVD gravado em uma dessas ocasiões. Ao final da entrevista, ele afirma que não se considera o maior repentista, pois somente Deus é grande, e conclui: “mesmo sem ter estudo, sem viver da profissão, aonde eu canto o povo me aplaude”.
(A entrevista aconteceu no dia 05/06/2018 em sua residência, em Juazeiro do Norte-CE, para o projeto De Repente em Ação)
27 de março de 2023 at 17:57
Rattling clear site, thankyou for this post.
27 de março de 2023 at 19:00
Fastidious response in return of this question with firm arguments and telling all about that.
27 de março de 2023 at 20:10
What’s up to all, how is all, I think every one is getting more from this web site,
and your views are fastidious designed for new people.
27 de março de 2023 at 20:53
Hi there to all, the contents present at this website
are in fact amazing for people knowledge, well, keep up
the nice work fellows.
27 de março de 2023 at 21:18
Wonderful blog! I found it while surfing around on Yahoo News.
Do you have any suggestions on how to get listed in Yahoo News?
I’ve been trying for a while but I never seem to get there!
Appreciate it
27 de março de 2023 at 23:11
I view something truly special in this internet site.
28 de março de 2023 at 00:45
Do you have any video of that? I’d love to find out some additional information.
28 de março de 2023 at 01:12
That is a gooⅾ tip especiаlly tߋo those new to the blogosphere.
Short ƅut vеry accurate info… Apprecioate your sharing thbis one.
A must read article!
Review my blog post :: larnaca airport taxis
28 de março de 2023 at 02:08
The advice is extremely useful.
www
28 de março de 2023 at 06:14
You should take part in a contest for one of the best websites on the internet.
I most certainly will recommend this blog!
28 de março de 2023 at 06:58
Greetings from Ohio! I’m bored at work so I decided to browse your blog on my iphone during lunch break. I love the knowledge you present here and can’t wait to take a look when I get home. I’m surprised at how quick your blog loaded on my cell phone .. I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyways, superb blog!
28 de março de 2023 at 08:16
You should be a part of a contest for one of the best blogs on the net.
I most certainly will highly recommend this website!ผลบอล7mแมนยู
28 de março de 2023 at 08:24
Paragraph writing is also a fun, if you be acquainted with after that you can write or else it is difficult to write.
28 de março de 2023 at 08:53
Undeniably believe that which you said. Your favorite justification appeared to be on the web the
easiest thing to remember of. I say to you, I certainly get irked while people consider concerns that they just do not recognize about.
You managed to hit the nail upon the highest
and outlined out the whole thing with no need side-effects , other
people can take a signal. Will probably be again to get more.
Thank you
28 de março de 2023 at 08:58
Hi my family member! I wish to say that this post is awesome, great written and include almost all important infos. I would like to peer extra posts like this .
28 de março de 2023 at 09:08
Enjoyed looking through this, very good stuff, appreciate it.
28 de março de 2023 at 09:27
I really appreciate this post. I have been looking all over for this! Thank goodness I found it on Bing. You have made my day! Thanks again
28 de março de 2023 at 09:35
Very nice post and right to the point. I am not sure if this is truly the best place to ask but do you guys have any thoughts on where to get some professional writers? Thx 🙂
28 de março de 2023 at 09:50
I’m very happy to find this web site. I want to to thank you for
your time just for this fantastic read!! I definitely liked every part of it and I have you
saved to fav to check out new things on your website.
28 de março de 2023 at 10:47
I am constantly invstigating online for ideas that can aid me. Thank you!
28 de março de 2023 at 11:28
Hello very nice website!! Guy .. Excellent .. Amazing .. I will bookmark your blog and take the feeds additionally?KI’m glad to seek out a lot of useful information here within the post, we’d like develop extra strategies on this regard, thanks for sharing. . . . . .
28 de março de 2023 at 11:46
I think you have mentioned some very interesting points, thankyou for the post.
28 de março de 2023 at 11:49
you have a great blog here! would you like to make some invite posts on my blog?
28 de março de 2023 at 12:46
We are a group of volunteers and starting a new scheme in our community. Your website offered us with valuable information to work on. You have done an impressive job and our whole community will be grateful to you.
28 de março de 2023 at 13:16
It’s best to take part in a contest for probably the greatest blogs on the web. I’ll suggest this web site!