“Eu sou poeta porque Deus me deu o Dom”
Guido Rosendo Patrício, conhecido como Canarinho, nasceu em 5 de setembro de 1940 no Sítio Baixio, município de Conceição do Piancó, Paraíba. Mudou-se para a região do Cariri cearense no início da década de 1960. Filho de Filomena Maria da Conceição e Rosendo Patrício Filho, Canarinho, atualmente com 77 anos, dedicou sua vida à Cantoria Repentista, acumulando inúmeros festivais e conquistas ao longo da carreira.
Desde jovem, Canarinho trabalhava na roça com a família. Durante esse período, começou a improvisar versos enquanto cuidava da terra, surpreendendo seus companheiros de trabalho, que já o consideravam um grande improvisador. Aos 18 anos, mudou-se para Fortaleza, Ceará, onde ingressou na polícia e permaneceu no serviço militar por três anos. Após retornar à Paraíba, enfrentou a dor da perda do pai e assumiu a responsabilidade de cuidar de seus irmãos. Casou-se dois anos depois e permaneceu na região, tornando-se pai de quatro filhos.
Com a necessidade financeira crescente, Canarinho decidiu transformar sua habilidade em versos em uma profissão. Mudou-se para Pernambuco, onde comprou um violão e alguns folhetos, começou a se apresentar, focando nos romances populares da época. “Nesse tempo não tinha esse negócio de poema não, era difícil um poema, era só romance mesmo. Fazia era cantar a noite todinha”, lembra. Sua primeira cantoria foi um sucesso, rendendo o suficiente para comprar uma pequena residência em Pernambuco. “A primeira cantoria que fiz em janeiro, lá em Pernambuco, tirei 380 conto. Esse dinheiro deu pra comprar uma ‘propriedadizinha’ lá”
Após nove meses, ele já estava se apresentando com frequência e decidiu se mudar e estabelecer-se em Juazeiro do Norte, onde começou a cantar com inúmeros cantadores da região. “Quando ‘dei’ fé peguei a cantar mais Pedro Bandeira, João Bandeira, Antônio Aleluia, João Alexandre etc. Eu estava no começo, aprendendo. Mas só quem me procurava para fazer Cantoria era cantador grande, e assim levei a vida, graças a Deus“.
Ele enfatiza que nunca foi apenas um Cantador, mas, acima de tudo, um administrador prudente de seus recursos. Com os ganhos que obtinha, Canarinho investia em aplicações financeiras. Após três anos em Juazeiro do Norte, já havia alcançado uma estabilidade financeira, possuindo sua própria casa e carro. Para ele, esse foi o grande segredo do seu sucesso. “Meu padrinho Cícero deu uma grande bênção a mim pra vim morar aqui em Juazeiro”, revela, lembrando das inúmeras vezes em que implorou por essa graça ao Santo Popular enquanto ainda residia na zona rural da Paraíba.
O apelido “Canarinho” surgiu de forma curiosa. As pessoas começaram a se referir a ele como um poeta que cantava como um canário: “aquele poeta canta muito, canta como um canário”… “é cantador igual um canário”. Até que em uma apresentação, o proprietário de um estabelecimento o chamou de “Canarinho”, e o nome pegou. “Até minha mulher me chama de canário”, diz. Simbolicamente, possui um canário em sua residência.
Para Canarinho, um bom repentista é aquele que possui “tem bom comportamento, juízo, memória boa e um pouco de leitura“. Para ele, a leitura é fundamental para um bom desenvolvimento poético. Contudo, embora reconheça a importância da educação, acredita que o talento inato é fundamental para o sucesso na cantoria, citando exemplos de repentistas talentosos que não tiveram acesso à escolaridade.
Ele vê diferenças significativas nas cantorias de hoje em comparação com as do passado. Uma delas é que, antigamente, as cantorias se estendiam pela noite, repletas de festa e dança, com improvisos focados em romances e histórias do sertão, conta. Hoje, percebe que as apresentações tendem a incluir mais canções e menos improviso. Segundo ele, o verdadeiro improviso se perdeu, e já não se faz mais uma noite inteira de cantoria.
Canarinho também observa que, embora muitas cantorias ainda ocorram na zona rural — considerando as melhores localidades em relação à festa e renda —, há um crescimento da presença de eventos na zona urbana, especialmente em bares e restaurantes. Quanto às políticas públicas, ele adota uma postura neutra, reconhecendo que existem iniciativas que incentivam a arte da cantoria, mas lamentando que muitos políticos preferem apoiar bandas em vez de duplas de cantadores.
Atualmente, Canarinho possui uma vasta coleção de CDs e DVDs de suas apresentações em festivais, sempre ao lado de grandes cantadores. Ele finaliza afirmando que se considera um “cidadão querido“, satisfeito com a trajetória que Deus trilhou para sua vida.

(A entrevista aconteceu no dia 05/06/2018 em sua residência, em Juazeiro do Norte-CE, para o projeto De Repente em Ação)
Contato do poeta para shows: (88) 98804.8312
![[Social Account]](https://sites.ufca.edu.br/plataforma/wp-content/uploads/2023/06/ufca-logo-cinza.png)
23 de maio de 2023 at 15:43
darkmarkets dark web drug marketplace
23 de maio de 2023 at 15:50
You are my inspiration, I own few blogs and rarely run out from post :). “Analyzing humor is like dissecting a frog. Few people are interested and the frog dies of it.” by E. B. White.
23 de maio de 2023 at 16:03
dark market dark web drug marketplace
23 de maio de 2023 at 16:15
deep dark web dark web market links
23 de maio de 2023 at 16:23
tor dark web darknet market
23 de maio de 2023 at 16:24
Nice post. I study one thing tougher on different blogs everyday. It will always be stimulating to read content material from other writers and practice a little one thing from their store. I’d choose to use some with the content on my blog whether or not you don’t mind. Natually I’ll give you a hyperlink on your net blog. Thanks for sharing.
23 de maio de 2023 at 16:31
dark market onion darkmarket url
23 de maio de 2023 at 16:41
dark markets 2023 bitcoin dark web
23 de maio de 2023 at 16:49
dark web market links darkmarket 2023
23 de maio de 2023 at 17:13
Keep working ,great job!
23 de maio de 2023 at 17:14
dark web site dark market onion
23 de maio de 2023 at 17:19
good post.Ne’er knew this, regards for letting me know.
23 de maio de 2023 at 17:41
drug markets dark web darknet sites
23 de maio de 2023 at 17:41
darknet drug store dark internet
23 de maio de 2023 at 17:48
Attractive section of content. I just stumbled upon your web site and in accession capital to assert that I get in fact enjoyed account your blog posts. Any way I will be subscribing to your feeds and even I achievement you access consistently rapidly.
23 de maio de 2023 at 18:17
blackweb darkmarket
23 de maio de 2023 at 18:38
darknet sites deep web drug links
23 de maio de 2023 at 18:44
darkmarket tor market
23 de maio de 2023 at 18:50
darknet links darknet websites
23 de maio de 2023 at 18:59
tor market links black internet
23 de maio de 2023 at 19:09
deep web sites dark web markets
23 de maio de 2023 at 19:15
free dark web darkmarket list
23 de maio de 2023 at 19:34
darknet market list darknet search engine
23 de maio de 2023 at 19:46
darknet sites dark web access
23 de maio de 2023 at 19:52
darknet markets 2023 darkmarket list