“Eu sou poeta porque Deus me deu o Dom”
Guido Rosendo Patrício, conhecido como Canarinho, nasceu em 5 de setembro de 1940 no Sítio Baixio, município de Conceição do Piancó, Paraíba. Mudou-se para a região do Cariri cearense no início da década de 1960. Filho de Filomena Maria da Conceição e Rosendo Patrício Filho, Canarinho, atualmente com 77 anos, dedicou sua vida à Cantoria Repentista, acumulando inúmeros festivais e conquistas ao longo da carreira.
Desde jovem, Canarinho trabalhava na roça com a família. Durante esse período, começou a improvisar versos enquanto cuidava da terra, surpreendendo seus companheiros de trabalho, que já o consideravam um grande improvisador. Aos 18 anos, mudou-se para Fortaleza, Ceará, onde ingressou na polícia e permaneceu no serviço militar por três anos. Após retornar à Paraíba, enfrentou a dor da perda do pai e assumiu a responsabilidade de cuidar de seus irmãos. Casou-se dois anos depois e permaneceu na região, tornando-se pai de quatro filhos.
Com a necessidade financeira crescente, Canarinho decidiu transformar sua habilidade em versos em uma profissão. Mudou-se para Pernambuco, onde comprou um violão e alguns folhetos, começou a se apresentar, focando nos romances populares da época. “Nesse tempo não tinha esse negócio de poema não, era difícil um poema, era só romance mesmo. Fazia era cantar a noite todinha”, lembra. Sua primeira cantoria foi um sucesso, rendendo o suficiente para comprar uma pequena residência em Pernambuco. “A primeira cantoria que fiz em janeiro, lá em Pernambuco, tirei 380 conto. Esse dinheiro deu pra comprar uma ‘propriedadizinha’ lá”
Após nove meses, ele já estava se apresentando com frequência e decidiu se mudar e estabelecer-se em Juazeiro do Norte, onde começou a cantar com inúmeros cantadores da região. “Quando ‘dei’ fé peguei a cantar mais Pedro Bandeira, João Bandeira, Antônio Aleluia, João Alexandre etc. Eu estava no começo, aprendendo. Mas só quem me procurava para fazer Cantoria era cantador grande, e assim levei a vida, graças a Deus“.
Ele enfatiza que nunca foi apenas um Cantador, mas, acima de tudo, um administrador prudente de seus recursos. Com os ganhos que obtinha, Canarinho investia em aplicações financeiras. Após três anos em Juazeiro do Norte, já havia alcançado uma estabilidade financeira, possuindo sua própria casa e carro. Para ele, esse foi o grande segredo do seu sucesso. “Meu padrinho Cícero deu uma grande bênção a mim pra vim morar aqui em Juazeiro”, revela, lembrando das inúmeras vezes em que implorou por essa graça ao Santo Popular enquanto ainda residia na zona rural da Paraíba.
O apelido “Canarinho” surgiu de forma curiosa. As pessoas começaram a se referir a ele como um poeta que cantava como um canário: “aquele poeta canta muito, canta como um canário”… “é cantador igual um canário”. Até que em uma apresentação, o proprietário de um estabelecimento o chamou de “Canarinho”, e o nome pegou. “Até minha mulher me chama de canário”, diz. Simbolicamente, possui um canário em sua residência.
Para Canarinho, um bom repentista é aquele que possui “tem bom comportamento, juízo, memória boa e um pouco de leitura“. Para ele, a leitura é fundamental para um bom desenvolvimento poético. Contudo, embora reconheça a importância da educação, acredita que o talento inato é fundamental para o sucesso na cantoria, citando exemplos de repentistas talentosos que não tiveram acesso à escolaridade.
Ele vê diferenças significativas nas cantorias de hoje em comparação com as do passado. Uma delas é que, antigamente, as cantorias se estendiam pela noite, repletas de festa e dança, com improvisos focados em romances e histórias do sertão, conta. Hoje, percebe que as apresentações tendem a incluir mais canções e menos improviso. Segundo ele, o verdadeiro improviso se perdeu, e já não se faz mais uma noite inteira de cantoria.
Canarinho também observa que, embora muitas cantorias ainda ocorram na zona rural — considerando as melhores localidades em relação à festa e renda —, há um crescimento da presença de eventos na zona urbana, especialmente em bares e restaurantes. Quanto às políticas públicas, ele adota uma postura neutra, reconhecendo que existem iniciativas que incentivam a arte da cantoria, mas lamentando que muitos políticos preferem apoiar bandas em vez de duplas de cantadores.
Atualmente, Canarinho possui uma vasta coleção de CDs e DVDs de suas apresentações em festivais, sempre ao lado de grandes cantadores. Ele finaliza afirmando que se considera um “cidadão querido“, satisfeito com a trajetória que Deus trilhou para sua vida.

(A entrevista aconteceu no dia 05/06/2018 em sua residência, em Juazeiro do Norte-CE, para o projeto De Repente em Ação)
Contato do poeta para shows: (88) 98804.8312
![[Social Account]](https://sites.ufca.edu.br/plataforma/wp-content/uploads/2023/06/ufca-logo-cinza.png)
30 de junho de 2023 at 23:37
tor market links dark internet
30 de junho de 2023 at 23:38
deep web drug url dark web sites links
30 de junho de 2023 at 23:40
deep web drug markets darkmarkets
1 de julho de 2023 at 00:08
the dark internet dark web sites links
1 de julho de 2023 at 00:24
onion market dark web markets
1 de julho de 2023 at 00:31
darknet marketplace darknet seiten
1 de julho de 2023 at 00:45
drug markets onion darknet seiten
1 de julho de 2023 at 00:46
dark markets 2023 deep web sites
1 de julho de 2023 at 00:49
deep web drug markets darknet drug store
1 de julho de 2023 at 00:57
dark websites drug markets onion
1 de julho de 2023 at 01:08
blackweb darknet links
1 de julho de 2023 at 01:17
Some truly good information, Gladiola I noticed this.
1 de julho de 2023 at 01:24
darknet marketplace darknet markets
1 de julho de 2023 at 01:32
darknet market links deep web drug store
1 de julho de 2023 at 01:38
I like what you guys tend to be up too. This kind of clever work and reporting! Keep up the great works guys I’ve incorporated you guys to my personal blogroll.
1 de julho de 2023 at 01:48
hi!,I really like your writing very so much! proportion we keep up a correspondence extra approximately your post on AOL? I require a specialist in this area to solve my problem. Maybe that’s you! Having a look ahead to look you.
1 de julho de 2023 at 02:12
An impressive share, I just given this onto a colleague who was doing a little analysis on this. And he in fact bought me breakfast because I found it for him.. smile. So let me reword that: Thnx for the treat! But yeah Thnkx for spending the time to discuss this, I feel strongly about it and love reading more on this topic. If possible, as you become expertise, would you mind updating your blog with more details? It is highly helpful for me. Big thumb up for this blog post!
1 de julho de 2023 at 02:13
dark internet dark market link
1 de julho de 2023 at 02:14
Absolutely composed subject material, appreciate it for information .
1 de julho de 2023 at 02:15
darknet drug links onion market
1 de julho de 2023 at 02:29
I like this site because so much useful material on here : D.
1 de julho de 2023 at 02:38
Some genuinely nice and useful info on this internet site, also I think the pattern contains good features.
1 de julho de 2023 at 02:46
Usually I do not read article on blogs, but I wish to say that this write-up very forced me to try and do it! Your writing style has been amazed me. Thanks, very nice article.
1 de julho de 2023 at 03:07
dark website dark market onion
1 de julho de 2023 at 03:21
tor market deep web drug url