“Eu trouxe essa inspiração de poeta desde menino, acho que nasci poeta, Deus me fez poeta.“
Francisco Santos de Souza, conhecido popularmente como Poeta Capitão, nasceu no sítio Serrado do Mato, no município de Missão Velha – CE, no dia 10 de setembro de 1963. Desde a infância, Capitão se encantou pela tradição da cantoria. Filho de Isaura Santos de Souza e José Henrique de Souza, atualmente reside em Barbalha – CE, para onde se mudou no final da década de 1970.
Aos 12 anos, Capitão já acompanhava muitas cantorias e sentia uma forte admiração pelos cantadores que assistia. No entanto, sua grande paixão era o acordeon, e ele sonhava em tocar esse instrumento. Com o tempo, ao ouvir muitos cantadores, a viola foi ocupando espaço a ponto de despertar seu desejo de também ser cantador. Naquela época, trabalhava na zona rural e utilizava parte do seu dinheiro para participar dos shows dos poetas que aconteciam nas redondezas.
No final da década de 1970, decidiu arriscar-se na profissão de cantador. Com 29 anos, chegou a Barbalha, onde havia muitos repentistas. Porém, sem condições financeiras para comprar uma viola, resolveu fazer uma própria, de forma artesanal. Recortou uma parte de uma palmeira, colocou sobre uma cuia e começou a tocar. “a viola não tinha o som, mas a ‘zuada’ era quase a mesma coisa”. Foi com essa viola que ele começou a criar seus primeiros versos e a conquistar seu público.
Capitão conta que os cantadores da região não queriam cantar com ele, pois o consideravam apenas um “aprendiz”. Mas, em uma oportunidade, outro poeta improvisou algumas rimas com ele e gostou do resultado:
— “Rapaz, eu brinquei com você um pouquinho, gostei. Vamos cantar?”
— “Mas eu não tenho uma viola.”
— “Eu te dou a minha viola e compro outra para mim.”
“Aí pegamos o violão, improvisamos a viola e começamos a cantar. Quando foi com poucos, começaram a me procurar”. Assim, Capitão começou a receber convites para cantorias e a viajar. “Aí comecei a aparecer, fui aparecendo e cantando… Aí cheguei onde eu queria chegar”.
O pseudônimo “Capitão” surgiu quando ele formou um time de futebol no bairro e se tornou o capitão da equipe. Ele relata: “quando eu chegava no campo, os caras falavam: ‘lá vem o capitão, o capitão do time’. E esse nome pegou, colou mesmo, não saiu mais”.
Atualmente, o poeta não faz da cantoria sua única profissão; ele também trabalha em construções e se dedica à cantoria apenas em eventos específicos e nas localidades onde é convidado a participar. “Passei seis anos fazendo profissão direta, mas não dava para ganhar como eu ganho na construção. deixei a viola mais para os eventos… a cantoria de 15 em 15 dias… mês em mês… porque o público é pouco”.
Ele observa que há hoje uma grande quantidade de bandas e cantores, o que tem contribuído para a perda de popularidade da cantoria. De acordo com suas impressões, o público que antes via a cantoria como forma de entretenimento agora se encontra, quase unanimemente, em outros tipos de shows. A maioria das cantorias remanescentes, segundo ele, acontece na zona rural, onde a tradição ainda é mantida com certa frequência.
Capitão acredita que estudar e trabalhar a poesia é fundamental para que o repentista se torne um bom poeta. Além disso, ele ressalta a importância da humildade e da perseverança: “É preciso ouvir críticas e insistir nas falhas para melhorar”. Ele revela que, quando um de seus versos não metrifica, tenta duas ou três vezes para acertar, aprimorando sua arte de versejar.
“Se eu não fosse cantador, gostaria de ser um cordelista e escrever poesia também. Eu amo a poesia. até que tem muito cordelista que tem vontade de cantar e não canta, né? [que] sabe escrever talvez melhor do que a gente, mas num faz o repente que a gente faz, não desenvolve como a gente”
Capitão acredita que levar a poesia para as escolas através dos repentistas é fundamental para incentivar os alunos. Um encontro com um poeta pode despertar o interesse de um aluno pela arte, potencialmente formando um novo cantador.
Atualmente, Capitão possui um DVD gravado em festival, dois CDs gravados ao lado do poeta Zé Joel e alguns cordéis publicados, com títulos como “Amanhecer no Sertão”, “O Sol que Nasce é para Todos” e “O Lugar que Eu Nasci e Me Criei”.
O Poeta Capitão se define como um poeta simples, que faz da cantoria sua melhor arte: “Sou um poeta que ainda está na ativa. Já estou avançado da idade, mas ainda tenho interesse em ir em frente”. Ele se sente satisfeito com sua vida profissional e acredita que ainda há muito a mostrar.
(A entrevista aconteceu no dia 03/05/2018 na residência do poeta, para o projeto De Repente em Ação).
11 de maio de 2023 at 23:18
Truly loads of terrific material.
11 de maio de 2023 at 23:31
برای معده چه چیزی خوبه
11 de maio de 2023 at 23:42
It¦s really a cool and helpful piece of information. I am happy that you simply shared this helpful information with us. Please stay us up to date like this. Thanks for sharing.
11 de maio de 2023 at 23:46
Truly many of beneficial material.
11 de maio de 2023 at 23:48
Lovely info, With thanks.
11 de maio de 2023 at 23:52
Effectively voiced genuinely! .
12 de maio de 2023 at 00:23
whoah this blog is excellent i love studying your articles. Stay up the good work! You understand, a lot of persons are searching round for this info, you could aid them greatly.
12 de maio de 2023 at 00:36
Thanks a lot for sharing this with all of us you actually know what you are talking about! Bookmarked. Kindly also visit my site =). We could have a link exchange contract between us!
12 de maio de 2023 at 01:17
Affordable paper box printing, reputable paper box printing
address today
Paper box printing is an essential activity in advertising
and marketing products of services. Paper boxes are utilized to store
items as well as give info about business’s brand name, products and services to clients.
In the process of printing paper boxes, it is really vital to optimize the content
as well as structure to enhance the looks and professionalism of the item.
The material on the paper box should be designed to bring in clients’ interest
and also arouse inquisitiveness concerning the product. At the same time,
the box framework need to likewise be created so that the item is secured and delivered securely.
12 de maio de 2023 at 01:18
Seriously many of great advice.
12 de maio de 2023 at 01:24
Great post, I conceive blog owners should learn a lot from this site its very user genial.
12 de maio de 2023 at 01:29
You suggested this terrifically!
12 de maio de 2023 at 01:46
You’ve made your position very clearly.!
12 de maio de 2023 at 02:03
Many thanks. Excellent information.
12 de maio de 2023 at 02:17
Many thanks. Excellent stuff!
12 de maio de 2023 at 02:22
Awesome blog you have here but I was wanting to know if you knew of any forums that cover the same topics talked about here? I’d really like to be a part of group where I can get comments from other experienced individuals that share the same interest. If you have any suggestions, please let me know. Thanks!
12 de maio de 2023 at 02:23
Hello, I think your site might be having browser compatibility issues. When I look at your blog site in Ie, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, very good blog!
12 de maio de 2023 at 02:32
You actually reported it wonderfully!
12 de maio de 2023 at 02:35
Terrific write ups. Kudos.
12 de maio de 2023 at 02:56
Beneficial facts, Thanks a lot.
12 de maio de 2023 at 03:28
I would like to thnkx for the efforts you’ve put in writing this web site. I’m hoping the same high-grade site post from you in the upcoming as well. In fact your creative writing skills has inspired me to get my own website now. Actually the blogging is spreading its wings quickly. Your write up is a good example of it.
12 de maio de 2023 at 03:40
Regards. Excellent stuff!
12 de maio de 2023 at 04:00
Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of
any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates.
I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time
and was hoping maybe you would have some experience
with something like this. Please let me know if you run into anything.
I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.
12 de maio de 2023 at 04:01
Wow a good deal of awesome knowledge!
12 de maio de 2023 at 04:19
Heya! I just wanted to ask if you ever have any issues with hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing several weeks of hard work due to no back up. Do you have any methods to prevent hackers?