“Eu trouxe essa inspiração de poeta desde menino, acho que nasci poeta, Deus me fez poeta.“
Francisco Santos de Souza, conhecido popularmente como Poeta Capitão, nasceu no sítio Serrado do Mato, no município de Missão Velha – CE, no dia 10 de setembro de 1963. Desde a infância, Capitão se encantou pela tradição da cantoria. Filho de Isaura Santos de Souza e José Henrique de Souza, atualmente reside em Barbalha – CE, para onde se mudou no final da década de 1970.
Aos 12 anos, Capitão já acompanhava muitas cantorias e sentia uma forte admiração pelos cantadores que assistia. No entanto, sua grande paixão era o acordeon, e ele sonhava em tocar esse instrumento. Com o tempo, ao ouvir muitos cantadores, a viola foi ocupando espaço a ponto de despertar seu desejo de também ser cantador. Naquela época, trabalhava na zona rural e utilizava parte do seu dinheiro para participar dos shows dos poetas que aconteciam nas redondezas.
No final da década de 1970, decidiu arriscar-se na profissão de cantador. Com 29 anos, chegou a Barbalha, onde havia muitos repentistas. Porém, sem condições financeiras para comprar uma viola, resolveu fazer uma própria, de forma artesanal. Recortou uma parte de uma palmeira, colocou sobre uma cuia e começou a tocar. “a viola não tinha o som, mas a ‘zuada’ era quase a mesma coisa”. Foi com essa viola que ele começou a criar seus primeiros versos e a conquistar seu público.
Capitão conta que os cantadores da região não queriam cantar com ele, pois o consideravam apenas um “aprendiz”. Mas, em uma oportunidade, outro poeta improvisou algumas rimas com ele e gostou do resultado:
— “Rapaz, eu brinquei com você um pouquinho, gostei. Vamos cantar?”
— “Mas eu não tenho uma viola.”
— “Eu te dou a minha viola e compro outra para mim.”
“Aí pegamos o violão, improvisamos a viola e começamos a cantar. Quando foi com poucos, começaram a me procurar”. Assim, Capitão começou a receber convites para cantorias e a viajar. “Aí comecei a aparecer, fui aparecendo e cantando… Aí cheguei onde eu queria chegar”.
O pseudônimo “Capitão” surgiu quando ele formou um time de futebol no bairro e se tornou o capitão da equipe. Ele relata: “quando eu chegava no campo, os caras falavam: ‘lá vem o capitão, o capitão do time’. E esse nome pegou, colou mesmo, não saiu mais”.
Atualmente, o poeta não faz da cantoria sua única profissão; ele também trabalha em construções e se dedica à cantoria apenas em eventos específicos e nas localidades onde é convidado a participar. “Passei seis anos fazendo profissão direta, mas não dava para ganhar como eu ganho na construção. deixei a viola mais para os eventos… a cantoria de 15 em 15 dias… mês em mês… porque o público é pouco”.
Ele observa que há hoje uma grande quantidade de bandas e cantores, o que tem contribuído para a perda de popularidade da cantoria. De acordo com suas impressões, o público que antes via a cantoria como forma de entretenimento agora se encontra, quase unanimemente, em outros tipos de shows. A maioria das cantorias remanescentes, segundo ele, acontece na zona rural, onde a tradição ainda é mantida com certa frequência.
Capitão acredita que estudar e trabalhar a poesia é fundamental para que o repentista se torne um bom poeta. Além disso, ele ressalta a importância da humildade e da perseverança: “É preciso ouvir críticas e insistir nas falhas para melhorar”. Ele revela que, quando um de seus versos não metrifica, tenta duas ou três vezes para acertar, aprimorando sua arte de versejar.
“Se eu não fosse cantador, gostaria de ser um cordelista e escrever poesia também. Eu amo a poesia. até que tem muito cordelista que tem vontade de cantar e não canta, né? [que] sabe escrever talvez melhor do que a gente, mas num faz o repente que a gente faz, não desenvolve como a gente”
Capitão acredita que levar a poesia para as escolas através dos repentistas é fundamental para incentivar os alunos. Um encontro com um poeta pode despertar o interesse de um aluno pela arte, potencialmente formando um novo cantador.
Atualmente, Capitão possui um DVD gravado em festival, dois CDs gravados ao lado do poeta Zé Joel e alguns cordéis publicados, com títulos como “Amanhecer no Sertão”, “O Sol que Nasce é para Todos” e “O Lugar que Eu Nasci e Me Criei”.
O Poeta Capitão se define como um poeta simples, que faz da cantoria sua melhor arte: “Sou um poeta que ainda está na ativa. Já estou avançado da idade, mas ainda tenho interesse em ir em frente”. Ele se sente satisfeito com sua vida profissional e acredita que ainda há muito a mostrar.

(A entrevista aconteceu no dia 03/05/2018 na residência do poeta, para o projeto De Repente em Ação).
![[Social Account]](https://sites.ufca.edu.br/plataforma/wp-content/uploads/2023/06/ufca-logo-cinza.png)
24 de maio de 2023 at 14:55
Good information Many thanks!
24 de maio de 2023 at 15:09
Hi there! Someone in my Facebook group shared this site with us so I came to look it over. I’m definitely enjoying the information. I’m bookmarking and will be tweeting this to my followers! Excellent blog and terrific design.
24 de maio de 2023 at 15:59
Nicely put. Thank you!
24 de maio de 2023 at 16:24
Regards! Useful stuff.
24 de maio de 2023 at 16:25
Nicely put, Appreciate it.
24 de maio de 2023 at 16:29
You revealed this fantastically.
24 de maio de 2023 at 16:36
Wonderful material, Thank you.
24 de maio de 2023 at 17:21
Hi, just required you to know I he added your site to my Google bookmarks due to your layout. But seriously, I believe your internet site has 1 in the freshest theme I??ve came across. It extremely helps make reading your blog significantly easier.
24 de maio de 2023 at 17:39
I am impressed with this site, really I am a big fan .
24 de maio de 2023 at 18:19
Incredible all kinds of excellent data.
24 de maio de 2023 at 18:22
Thank you for another informative site. Where else could I get that kind of info written in such an ideal way? I’ve a project that I’m just now working on, and I have been on the look out for such info.
24 de maio de 2023 at 18:23
Magnificent beat ! I would like to apprentice while you amend your website, how can i subscribe for a blog web site?
The account aided me a acceptable deal. I had been tiny bit acquainted of this
your broadcast offered bright clear concept
24 de maio de 2023 at 18:31
Terrific postings, Many thanks.
24 de maio de 2023 at 18:33
I’ve recently started a site, the information you provide on this site has helped me greatly. Thanks for all of your time & work.
24 de maio de 2023 at 18:34
Many thanks. I appreciate this.
24 de maio de 2023 at 18:35
Factor effectively taken!.
24 de maio de 2023 at 18:42
Awesome postings. Regards.
24 de maio de 2023 at 18:45
You said it very well.!
24 de maio de 2023 at 18:53
Kudos, Great stuff!
24 de maio de 2023 at 19:37
Hello my friend! I want to say that this post is amazing, nice written and include almost all vital infos. I’d like to see more posts like this.
24 de maio de 2023 at 19:37
We’re a gaggle of volunteers and starting a new scheme in our community. Your site provided us with valuable info to work on. You’ve performed a formidable job and our entire group shall be thankful to you.
24 de maio de 2023 at 19:52
Hello! Do you know if they make any plugins to safeguard against hackers?
I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked hard
on. Any tips?
24 de maio de 2023 at 20:08
Nicely put. Thanks a lot!
24 de maio de 2023 at 20:10
Kudos. I value this.
24 de maio de 2023 at 20:10
Nicely put. Thanks.