“Eu trouxe essa inspiração de poeta desde menino, acho que nasci poeta, Deus me fez poeta.“
Francisco Santos de Souza, conhecido popularmente como Poeta Capitão, nasceu no sítio Serrado do Mato, no município de Missão Velha – CE, no dia 10 de setembro de 1963. Desde a infância, Capitão se encantou pela tradição da cantoria. Filho de Isaura Santos de Souza e José Henrique de Souza, atualmente reside em Barbalha – CE, para onde se mudou no final da década de 1970.
Aos 12 anos, Capitão já acompanhava muitas cantorias e sentia uma forte admiração pelos cantadores que assistia. No entanto, sua grande paixão era o acordeon, e ele sonhava em tocar esse instrumento. Com o tempo, ao ouvir muitos cantadores, a viola foi ocupando espaço a ponto de despertar seu desejo de também ser cantador. Naquela época, trabalhava na zona rural e utilizava parte do seu dinheiro para participar dos shows dos poetas que aconteciam nas redondezas.
No final da década de 1970, decidiu arriscar-se na profissão de cantador. Com 29 anos, chegou a Barbalha, onde havia muitos repentistas. Porém, sem condições financeiras para comprar uma viola, resolveu fazer uma própria, de forma artesanal. Recortou uma parte de uma palmeira, colocou sobre uma cuia e começou a tocar. “a viola não tinha o som, mas a ‘zuada’ era quase a mesma coisa”. Foi com essa viola que ele começou a criar seus primeiros versos e a conquistar seu público.
Capitão conta que os cantadores da região não queriam cantar com ele, pois o consideravam apenas um “aprendiz”. Mas, em uma oportunidade, outro poeta improvisou algumas rimas com ele e gostou do resultado:
— “Rapaz, eu brinquei com você um pouquinho, gostei. Vamos cantar?”
— “Mas eu não tenho uma viola.”
— “Eu te dou a minha viola e compro outra para mim.”
“Aí pegamos o violão, improvisamos a viola e começamos a cantar. Quando foi com poucos, começaram a me procurar”. Assim, Capitão começou a receber convites para cantorias e a viajar. “Aí comecei a aparecer, fui aparecendo e cantando… Aí cheguei onde eu queria chegar”.
O pseudônimo “Capitão” surgiu quando ele formou um time de futebol no bairro e se tornou o capitão da equipe. Ele relata: “quando eu chegava no campo, os caras falavam: ‘lá vem o capitão, o capitão do time’. E esse nome pegou, colou mesmo, não saiu mais”.
Atualmente, o poeta não faz da cantoria sua única profissão; ele também trabalha em construções e se dedica à cantoria apenas em eventos específicos e nas localidades onde é convidado a participar. “Passei seis anos fazendo profissão direta, mas não dava para ganhar como eu ganho na construção. deixei a viola mais para os eventos… a cantoria de 15 em 15 dias… mês em mês… porque o público é pouco”.
Ele observa que há hoje uma grande quantidade de bandas e cantores, o que tem contribuído para a perda de popularidade da cantoria. De acordo com suas impressões, o público que antes via a cantoria como forma de entretenimento agora se encontra, quase unanimemente, em outros tipos de shows. A maioria das cantorias remanescentes, segundo ele, acontece na zona rural, onde a tradição ainda é mantida com certa frequência.
Capitão acredita que estudar e trabalhar a poesia é fundamental para que o repentista se torne um bom poeta. Além disso, ele ressalta a importância da humildade e da perseverança: “É preciso ouvir críticas e insistir nas falhas para melhorar”. Ele revela que, quando um de seus versos não metrifica, tenta duas ou três vezes para acertar, aprimorando sua arte de versejar.
“Se eu não fosse cantador, gostaria de ser um cordelista e escrever poesia também. Eu amo a poesia. até que tem muito cordelista que tem vontade de cantar e não canta, né? [que] sabe escrever talvez melhor do que a gente, mas num faz o repente que a gente faz, não desenvolve como a gente”
Capitão acredita que levar a poesia para as escolas através dos repentistas é fundamental para incentivar os alunos. Um encontro com um poeta pode despertar o interesse de um aluno pela arte, potencialmente formando um novo cantador.
Atualmente, Capitão possui um DVD gravado em festival, dois CDs gravados ao lado do poeta Zé Joel e alguns cordéis publicados, com títulos como “Amanhecer no Sertão”, “O Sol que Nasce é para Todos” e “O Lugar que Eu Nasci e Me Criei”.
O Poeta Capitão se define como um poeta simples, que faz da cantoria sua melhor arte: “Sou um poeta que ainda está na ativa. Já estou avançado da idade, mas ainda tenho interesse em ir em frente”. Ele se sente satisfeito com sua vida profissional e acredita que ainda há muito a mostrar.

(A entrevista aconteceu no dia 03/05/2018 na residência do poeta, para o projeto De Repente em Ação).
![[Social Account]](https://sites.ufca.edu.br/plataforma/wp-content/uploads/2023/06/ufca-logo-cinza.png)
3 de junho de 2023 at 11:43
Hi there, after reading this amazing article i am as well cheerful to share my familiarity here with friends.
3 de junho de 2023 at 11:51
Currently it appears like BlogEngine is the best blogging platform out there
right now. (from what I’ve read) Is that what you’re using on your
blog?
3 de junho de 2023 at 11:53
Awesome material, Cheers.
3 de junho de 2023 at 12:09
Excellent post however I was wanting to know if you could write
a litte more on this topic? I’d be very thankful if you could elaborate a little
bit further. Thank you!
3 de junho de 2023 at 13:02
Thank you for sharing superb informations. Your web-site is so cool. I’m impressed by the details that you have on this website. It reveals how nicely you understand this subject. Bookmarked this web page, will come back for extra articles. You, my pal, ROCK! I found simply the info I already searched everywhere and just could not come across. What a perfect web site.
3 de junho de 2023 at 13:02
Great wordpress blog here.. It’s hard to find quality writing like yours these days. I really appreciate people like you! take care
3 de junho de 2023 at 13:14
Amazing plenty of wonderful advice.
3 de junho de 2023 at 13:22
هرآنچه باید درباره نرم افزار پخش مویرگی
رستاک بدانید
3 de junho de 2023 at 13:35
Thank you, Fantastic stuff.
3 de junho de 2023 at 13:41
You actually revealed that exceptionally well.
3 de junho de 2023 at 14:20
Many thanks! I enjoy this!
3 de junho de 2023 at 14:28
I absolutely love your site.. Great colors & theme. Did you make this amazing site yourself?
Please reply back as I’m trying to create my very own site
and want to learn where you got this from or exactly what the theme is named.
Appreciate it!
3 de junho de 2023 at 14:33
Glad to be one of many visitors on this awe inspiring web site : D.
3 de junho de 2023 at 14:40
I’m often to running a blog and i actually admire your content. The article has actually peaks my interest. I’m going to bookmark your website and preserve checking for new information.
3 de junho de 2023 at 15:18
I like this blog very much, Its a rattling nice post to read and incur information. “Young men think old men are fools but old men know young men are fools.” by George Chapman.
3 de junho de 2023 at 15:20
You said this really well!
3 de junho de 2023 at 15:29
Excellent post! We will be linking to this great article on our website.
Keep up the good writing.
3 de junho de 2023 at 15:55
You mentioned it really well.
3 de junho de 2023 at 15:56
Factor clearly taken!!
3 de junho de 2023 at 16:05
Fantastic blog! Do you have any hints for aspiring writers? I’m hoping to start my own site soon but I’m a little lost on everything. Would you recommend starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many choices out there that I’m completely confused .. Any suggestions? Thank you!
3 de junho de 2023 at 16:56
Very good postings Thank you.
3 de junho de 2023 at 17:15
Well I truly enjoyed reading it. This article procured by you is very constructive for correct planning.
3 de junho de 2023 at 17:20
Great weblog right here! Additionally your website a lot up fast! What web host are you the usage of? Can I get your associate hyperlink in your host? I desire my website loaded up as fast as yours lol
3 de junho de 2023 at 17:22
Cheers, Great stuff.
3 de junho de 2023 at 17:34
You really make it seem so easy with your presentation but I find this topic
to be actually something that I think I would never understand.
It seems too complex and very broad for me. I’m looking forward for your next post, I’ll try to get
the hang of it!