“A poesia veio na irmandade, é genético.“
Francisco Bandeira de Caldas, carinhosamente conhecido como Chico Bandeira, nasceu em 18 de dezembro de 1942, na cidade de São José dos Piranhas-PB, no sítio Boa Vista. Filho de Maria de França Bandeira e Tobias Pereira de Caldas, atualmente reside em Juazeiro do Norte-CE.
Desde pequeno, Chico foi imerso em um ambiente familiar rico em Cantoria. Seu avô, Manoel Galdino Bandeira, foi um dos grandes Cantadores de sua época, influenciando diretamente a formação poética de seus netos:: Pedro, Chico, João, Daudeth e Antônia Bandeira.
Chico relata que a presença marcante da Cantoria em sua casa moldou sua trajetória. Seu irmão mais velho, Pedro Bandeira, foi o primeiro a seguir a carreira de Cantador, e Chico, o segundo, sendo ele precedido pelos demais irmãos.
Com apenas 17 anos, ainda em São José dos Piranhas, Chico começou a cantar ao lado de Pedro, permanecendo nessa parceria por cerca de cinco anos. Em seguida, aos 22 anos, começou a se mudar frequentemente, passando por cidades como Patos e Souza, na Paraíba, e Caicó, no Rio Grande do Norte. Ele explica que essa vontade de explorar novas localidades o levou a conhecer diversos estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
Chico é o autor de uma canção icônica que fez sucesso na década de 70 em Crato-CE: o tema da Exposição do Crato (ExpoCrato). O refrão, que diz: “Venha para a exposição do Crato / os bancos asseguram seu contrato”, foi criado para destacar a presença dos bancos na feira, com o intuito de atrair o público, reforçando a ideia de que as instituições financeiras facilitariam as transações.
Embora a Cantoria permaneça como sua profissão, Chico também se dedica à gravação de jingles e comerciais. Ele comenta: “De qualquer tipo de comércio eu faço comercial; propaganda… E também faço as cantorias, dependendo da distância e a cidade“.
Considera-se um bom repentista, ou, como ele mesmo afirma, um Cantador que se encaixa entre os “mais aceitáveis”. Segundo ele, sempre conseguiu tirar “boas notas” por onde passou, chegando a conquistar inúmeros festivais. O segredo para ser um bom repentista é, na sua opinião, ter antes de qualquer coisa o “dom da poesia”. Esse dom, afirma ele, é conquistado a partir da influência do meio no qual se vive e pelo “preenchimento” desse dom com leituras e estudos sobre assuntos diversos.
le ressalta uma diferença marcante entre as cantorias de hoje e as de antigamente: “um cantador, antigamente, para poder se destacar bem, precisava cantar mesmo. Hoje, qualquer um diz que faz um verso aqui, acolá, mas às vezes não sabe lhe responder nada”, e complementa: “não basta ser doutor. Se fosse assim, todo garoto que arruma um diploma era um repentista, né? tá na cara que tem que ter o dom para ser um repentista, se não tiver, não é“.
Apesar de seu talento e reconhecimento, Chico não possui formação superior, ao contrário de seus irmãos. Ele afirma ter sido moldado pela curiosidade e se define como “um repentista desaforado, que sabe por onde passa toda a malandragem, capaz de segurar qualquer ‘rei’ pela mão“.
Entre suas diversas experiências, comandou o programa Cantadores do Brasil na Rádio Nacional, em Brasília-DF. No entanto, ele sempre sentiu que seu lugar era no Nordeste, o que o motivou a se estabelecer definitivamente em Juazeiro do Norte-CE.
Chico encerra sua reflexão com uma autoavaliação: “Chico Bandeira é este que vos fala, com mais de setenta anos, mas que para mim ainda é um garoto. Crescendo e sem me entregar. A voz tá boa, a mente firme e a resposta ainda sai em cima da fivela, como diz o sertanejo“.

(A entrevista ocorreu no dia 04/10/2018 na residência do poeta, para o projeto De Repente em Ação)
![[Social Account]](https://sites.ufca.edu.br/plataforma/wp-content/uploads/2023/06/ufca-logo-cinza.png)
8 de abril de 2023 at 00:10
You made some decent points there. I did a search on the topic and found most persons will consent with your site.
8 de abril de 2023 at 00:19
A lot of thanks for your entire effort on this site. My aunt enjoys engaging in investigations and it’s easy to understand why. My partner and i learn all about the lively form you convey powerful solutions by means of your website and even welcome participation from other ones on that subject matter then our own princess is certainly studying a great deal. Have fun with the rest of the new year. You are always conducting a remarkable job.
8 de abril de 2023 at 00:32
Whats up! I just wish to give a huge thumbs up for the nice information you have got right here on this post. I will likely be coming again to your blog for more soon.
8 de abril de 2023 at 01:40
I like this site its a master peace ! Glad I found this on google .
8 de abril de 2023 at 01:48
Nicely put. Thanks a lot.
8 de abril de 2023 at 01:55
Very nice style and excellent written content, very little else we need : D.
8 de abril de 2023 at 02:08
Terrific information. Many thanks.
8 de abril de 2023 at 02:11
An outstanding share! I have just forwarded this onto a co-worker who was conducting a little
homework on this. And he in fact ordered me lunch simply because
I stumbled upon it for him… lol. So allow me to reword this….
Thank YOU for the meal!! But yeah, thanx for spending some time to talk about this subject here
on your web page.
8 de abril de 2023 at 02:46
I always was concerned in this topic and stock still am, appreciate it for putting up.
8 de abril de 2023 at 03:03
I am not real great with English but I line up this rattling easygoing to read .
8 de abril de 2023 at 03:44
I gotta favorite this website it seems handy very beneficial
8 de abril de 2023 at 03:55
You actually stated it fantastically.
8 de abril de 2023 at 04:32
I have been checking out a few of your articles and i can claim clever stuff. I will surely bookmark your website.
8 de abril de 2023 at 04:40
You actually revealed this perfectly.
8 de abril de 2023 at 05:04
It’s amazing in favor of me to have a web site, which is helpful in support of my
experience. thanks admin
Here is my web-site – fake designer bags
8 de abril de 2023 at 05:15
You actually expressed that adequately.
8 de abril de 2023 at 05:40
I will right away snatch your rss feed as I can’t find your e-mail subscription link or e-newsletter service. Do you’ve any? Kindly let me understand in order that I could subscribe. Thanks.
8 de abril de 2023 at 05:47
you’re in point of fact a just right webmaster. The website loading speed is incredible. It sort of feels that you are doing any unique trick. Moreover, The contents are masterpiece. you’ve performed a excellent process on this topic!
8 de abril de 2023 at 06:16
Currently it looks like WordPress is the top blogging platform out there right now. (from what I’ve read) Is that what you’re using on your blog?
8 de abril de 2023 at 06:30
You actually reported that very well.
8 de abril de 2023 at 06:38
My partner and I absolutely love your blog and find nearly all of your post’s to be precisely what I’m looking for.
Does one offer guest writers to write content lv watches for mens (Anneliese) you personally?
I wouldn’t mind writing a post or elaborating on some of the subjects you write related to here.
Again, awesome web log!
8 de abril de 2023 at 06:57
Useful material Kudos.
8 de abril de 2023 at 06:58
Good knowledge Many thanks!
8 de abril de 2023 at 07:02
Thanks for sharing such a fastidious idea, article is nice, thats
why i have read it entirely
8 de abril de 2023 at 07:36
Rattling excellent visual appeal on this internet site, I’d value it 10 10.