“Repente é uma coisa espontânea, se toca o momento, a ocasião, ao vivo e a cores.”
Nascido no sítio Boa Vista, município de São José dos Piranhas – PB, João Bandeira de Caldas é hoje um dos grandes repentistas da história da cantoria brasileira, ainda em atividade. Nascido no dia 16 de abril 1944, o poeta esteve, durante toda sua vida, sempre rodeado de muita poesia.
“Eu sou de uma dinastia de cantadores, meu avô, Manuel Galdino Bandeira, começou a cantar com 22 anos de idade, ele cantou 55 anos, deixando uma hereditariedade de cantadores. […] eu venho de uma família de cantadores”.
Ao todo, o poeta possui mais cinco irmãos, sendo todos eles também poetas: Pedro Bandeira, Chico Bandeira, Daudeth Bandeira, Antônio Bandeira e Cícera Bandeira, estando Pedro, Antônio e Cícera Bandeira já falecidos.
Filho de Maria de França Bandeira (Lilica) e Tobias Pereira de Caldas, João Bandeira iniciou na cantoria no ano de 1961, e, em 1962, já se encontrava nas rádios, cantando e gravando em programas, ao mesmo tempo que revendia suas gravações e cordéis para o comércio. Ele ressalta que a partir dessa ocasião, tanto ele como outros cantadores, passaram a ser repentistas, publicitários e corretores de anúncios, como forma de sobreviver da arte.
Para ele, os cantadores de antigamente influenciam as novas gerações de cantadores que vão e estão surgindo. Por outro lado, revela que “a cantoria daquela época era diferente da cantoria de hoje”, pois no tempo do seu avô cantava-se puramente repente (martelo agalopado, sextilha, galope à beira mar, quadrão, gemedeira, mourão, e outras modalidades daquela época), e que hoje nas cantorias tem aparecido muitas canções, e isso, segundo o mesmo, tem contrariado muito o próprio sentido do repente: “quem viu a cantoria daquela época era totalmente de repente, e agora se tornou uma cantoria mais de canções, canções com melodias, houve essa diferença, essa transformação”.
No tempo de seu avô não havia rádios, o mesmo vivia da cantoria, da agricultura e da criação de gado. Com o advento da rádio o cantador de sua época transferiu-se para a cidade, deixando de ser um homem do campo, tornando-se um homem da cidade. Entretanto, mesmo urbanizando-se, continuou fazendo suas cantorias na zona rural. Hoje em dia, com a migração das rádios AM para FM o poeta diz temer o destino do povo do campo, e ressalta que o êxodo rural para os centros urbanos é estrondoso e assustador, pois há um despreparo de informações desses que migram, e que, pela falta de subsídios informativos, acarretam o que o poeta vai chamar de “distúrbios sociais”. Continua dizendo que as cidades estão “inchadas” pelo êxodo rural. Isso acontece porque alguns fatores propiciam essa saída, fatores estes que o mesmo denomina de “fatores sociais e fatores sobrenaturais”, dando como exemplo o sumiço do algodão e dos engenhos de cana de açúcar. Esses distúrbios sociais tem sido registrado pelos poetas em seus poemas — chamados de poemas sociais — assunto pelo qual o poeta tem se detido nesses últimos anos.
João Bandeira é licenciado em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA), e diante da ocasião aproveitou para comentar sobre a transformação no perfil dos cantadores, no que diz respeito às formações acadêmicas:
“O cantador procura, também, ‘conhecer novos conhecimentos’. Temos hoje muitos cantadores com nível superior, (…) no meu caso, sou licenciado em história depois de muitos anos de cantador. […] O repente comunica o lado social, o lado ecológico, descritivo, as coisas do sertão. O cantador é um formador, um carregador de cultura, de um ponto para outro, um comunicador, um tipo de mídia”.
Comenta também sobre a relação das políticas públicas com a cantoria, afirmando que há, acima de tudo, grande descuido: “aqueles poetas mais interessados e esclarecidos é que vão atrás reivindicar apoio, publicar livros, gravar discos, publicar cordéis, arrumar patrocinador. Mas a parte da política pública se esquece e ignora esse apoio, essa responsabilidade. Não se interessa, não quer dá valor. Há um relaxamento muito grande por parte da política para com a cultura”.
Por fim, o poeta sugere que os interessados em conhecer mais sobre essa arte que procure os trabalhos produzidos pelos poetas, que compre os livros, cordéis, discos, que leve para casa e escute, prestigie. E clama que o poder público prestigie e ajude a divulgar, que as emissoras de rádio e televisão dê apoio, e que ninguém despreze a cultura regional.
Ao fim da entrevista, o poeta fez sua última consideração:
“O regional não morrerá nunca, ela foi gerada pela própria natureza. Ela pode ficar parada por uns tempos, mas depois aparece um motivo e ela renasce como uma semente que germinou na nova chuva que chegou, cresce e se bota a gerar frutos de acordo ao seu tempo. Seus frutos são inerentes às características da época em que nasceu e renasceu. Que seja dada toda preferência a essa cultura — a nossa — pra que ela não morra. O corpo precisa da cultura regional porque é a parte da cultura da nossa gente, que conta sua história, que conta a sua vida”.

(A entrevista aconteceu no dia 04/07/2017 na rádio Verde Vale para o projeto De Repente em Ação).
![[Social Account]](https://sites.ufca.edu.br/plataforma/wp-content/uploads/2023/06/ufca-logo-cinza.png)
24 de janeiro de 2023 at 06:19
What’s up, everything is going sound here and
ofcourse every one is sharing data, that’s in fact excellent,
keep up writing.
24 de janeiro de 2023 at 06:26
This design is incredible! You most certainly
know how to keep a reader amused. Between your
wit and your videos, I was almost moved to start
my own blog (well, almost…HaHa!) Wonderful job. I really enjoyed what you had to
say, and more than that, how you presented it.
Too cool!
Feel free to visit my web blog – Multiple streams of income
24 de janeiro de 2023 at 06:28
Cheers, I like it!
24 de janeiro de 2023 at 06:35
Many thanks. A good amount of facts!
24 de janeiro de 2023 at 06:46
I all the time used to read piece of writing in news
papers but now as I am a user of web thus from now I am using net for articles, thanks to web.
24 de janeiro de 2023 at 06:48
I enjoy reading a post that can make people think.
Also, many thanks for allowing for me to comment!
24 de janeiro de 2023 at 06:57
Thanks a lot, I enjoy this!
24 de janeiro de 2023 at 07:03
Asking questions are really pleasant thing if you are not understanding something fully, but
this piece of writing gives good understanding even.
24 de janeiro de 2023 at 07:05
This is a topic that is close to my heart… Cheers!
Where are your contact details though?
24 de janeiro de 2023 at 07:05
Many thanks! Helpful information!
24 de janeiro de 2023 at 07:08
Wonderful posts, Regards.
24 de janeiro de 2023 at 07:09
Really many of very good advice!
24 de janeiro de 2023 at 07:21
You suggested this exceptionally well.
24 de janeiro de 2023 at 07:26
Really a good deal of excellent info!
24 de janeiro de 2023 at 07:29
I all the time used to read post in news papers but now as I am a user of
net thus from now I am using net for posts, thanks to web.
24 de janeiro de 2023 at 07:36
Very good write ups Thank you!
24 de janeiro de 2023 at 07:43
Appreciate it! An abundance of facts!
24 de janeiro de 2023 at 08:02
Attractive component of content. I just stumbled upon your
site and in accession capital to claim that I acquire actually enjoyed account your weblog posts.
Any way I’ll be subscribing for your feeds and even I success you get admission to consistently quickly.
24 de janeiro de 2023 at 08:07
Amazing posts Kudos.
24 de janeiro de 2023 at 08:23
Thanks! This is definitely an outstanding site!
www
24 de janeiro de 2023 at 08:43
You revealed that fantastically!
24 de janeiro de 2023 at 08:49
Hello, i think that i saw you visited my web site so i came
to “return the favor”.I’m attempting to find things to enhance my site!I suppose
its ok to use a few of your ideas!!
24 de janeiro de 2023 at 08:54
I read this piece of writing fully about the resemblance of newest and earlier technologies, it’s awesome
article.
24 de janeiro de 2023 at 08:55
I really like what you guys tend to be up too. This type of clever
work and reporting! Keep up the good works guys I’ve added you guys
to blogroll.
24 de janeiro de 2023 at 08:59
You said that effectively.