“Repente é uma coisa espontânea, se toca o momento, a ocasião, ao vivo e a cores.”
Nascido no sítio Boa Vista, município de São José dos Piranhas – PB, João Bandeira de Caldas é hoje um dos grandes repentistas da história da cantoria brasileira, ainda em atividade. Nascido no dia 16 de abril 1944, o poeta esteve, durante toda sua vida, sempre rodeado de muita poesia.
“Eu sou de uma dinastia de cantadores, meu avô, Manuel Galdino Bandeira, começou a cantar com 22 anos de idade, ele cantou 55 anos, deixando uma hereditariedade de cantadores. […] eu venho de uma família de cantadores”.
Ao todo, o poeta possui mais cinco irmãos, sendo todos eles também poetas: Pedro Bandeira, Chico Bandeira, Daudeth Bandeira, Antônio Bandeira e Cícera Bandeira, estando Pedro, Antônio e Cícera Bandeira já falecidos.
Filho de Maria de França Bandeira (Lilica) e Tobias Pereira de Caldas, João Bandeira iniciou na cantoria no ano de 1961, e, em 1962, já se encontrava nas rádios, cantando e gravando em programas, ao mesmo tempo que revendia suas gravações e cordéis para o comércio. Ele ressalta que a partir dessa ocasião, tanto ele como outros cantadores, passaram a ser repentistas, publicitários e corretores de anúncios, como forma de sobreviver da arte.
Para ele, os cantadores de antigamente influenciam as novas gerações de cantadores que vão e estão surgindo. Por outro lado, revela que “a cantoria daquela época era diferente da cantoria de hoje”, pois no tempo do seu avô cantava-se puramente repente (martelo agalopado, sextilha, galope à beira mar, quadrão, gemedeira, mourão, e outras modalidades daquela época), e que hoje nas cantorias tem aparecido muitas canções, e isso, segundo o mesmo, tem contrariado muito o próprio sentido do repente: “quem viu a cantoria daquela época era totalmente de repente, e agora se tornou uma cantoria mais de canções, canções com melodias, houve essa diferença, essa transformação”.
No tempo de seu avô não havia rádios, o mesmo vivia da cantoria, da agricultura e da criação de gado. Com o advento da rádio o cantador de sua época transferiu-se para a cidade, deixando de ser um homem do campo, tornando-se um homem da cidade. Entretanto, mesmo urbanizando-se, continuou fazendo suas cantorias na zona rural. Hoje em dia, com a migração das rádios AM para FM o poeta diz temer o destino do povo do campo, e ressalta que o êxodo rural para os centros urbanos é estrondoso e assustador, pois há um despreparo de informações desses que migram, e que, pela falta de subsídios informativos, acarretam o que o poeta vai chamar de “distúrbios sociais”. Continua dizendo que as cidades estão “inchadas” pelo êxodo rural. Isso acontece porque alguns fatores propiciam essa saída, fatores estes que o mesmo denomina de “fatores sociais e fatores sobrenaturais”, dando como exemplo o sumiço do algodão e dos engenhos de cana de açúcar. Esses distúrbios sociais tem sido registrado pelos poetas em seus poemas — chamados de poemas sociais — assunto pelo qual o poeta tem se detido nesses últimos anos.
João Bandeira é licenciado em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA), e diante da ocasião aproveitou para comentar sobre a transformação no perfil dos cantadores, no que diz respeito às formações acadêmicas:
“O cantador procura, também, ‘conhecer novos conhecimentos’. Temos hoje muitos cantadores com nível superior, (…) no meu caso, sou licenciado em história depois de muitos anos de cantador. […] O repente comunica o lado social, o lado ecológico, descritivo, as coisas do sertão. O cantador é um formador, um carregador de cultura, de um ponto para outro, um comunicador, um tipo de mídia”.
Comenta também sobre a relação das políticas públicas com a cantoria, afirmando que há, acima de tudo, grande descuido: “aqueles poetas mais interessados e esclarecidos é que vão atrás reivindicar apoio, publicar livros, gravar discos, publicar cordéis, arrumar patrocinador. Mas a parte da política pública se esquece e ignora esse apoio, essa responsabilidade. Não se interessa, não quer dá valor. Há um relaxamento muito grande por parte da política para com a cultura”.
Por fim, o poeta sugere que os interessados em conhecer mais sobre essa arte que procure os trabalhos produzidos pelos poetas, que compre os livros, cordéis, discos, que leve para casa e escute, prestigie. E clama que o poder público prestigie e ajude a divulgar, que as emissoras de rádio e televisão dê apoio, e que ninguém despreze a cultura regional.
Ao fim da entrevista, o poeta fez sua última consideração:
“O regional não morrerá nunca, ela foi gerada pela própria natureza. Ela pode ficar parada por uns tempos, mas depois aparece um motivo e ela renasce como uma semente que germinou na nova chuva que chegou, cresce e se bota a gerar frutos de acordo ao seu tempo. Seus frutos são inerentes às características da época em que nasceu e renasceu. Que seja dada toda preferência a essa cultura — a nossa — pra que ela não morra. O corpo precisa da cultura regional porque é a parte da cultura da nossa gente, que conta sua história, que conta a sua vida”.

(A entrevista aconteceu no dia 04/07/2017 na rádio Verde Vale para o projeto De Repente em Ação).
![[Social Account]](https://sites.ufca.edu.br/plataforma/wp-content/uploads/2023/06/ufca-logo-cinza.png)
11 de janeiro de 2023 at 09:16
I know this site offers quality depending content and additional data, is there any other
website which presents these kinds of data in quality?
11 de janeiro de 2023 at 10:21
I’m not that much of a internet reader to be honest but your blogs really nice,
keep it up! I’ll go ahead and bookmark your website to come back in the
future. Cheers
Also visit my website; kodi
11 de janeiro de 2023 at 13:27
Hi there! This is my first comment here so I just wanted
to give a quick shout out and say I really enjoy reading your articles.
Can you recommend any other blogs/websites/forums that cover the same topics?
Thank you so much!
11 de janeiro de 2023 at 15:45
Hello, I enjoy reading through your article post.
I wanted to write a little comment to support you.
11 de janeiro de 2023 at 15:46
Oh my goodness! Awesome article dude! Thank you so much, However I
am having problems with your RSS. I don’t understand the reason why I am unable to subscribe
to it. Is there anybody else having identical RSS issues? Anyone that knows the answer
can you kindly respond? Thanx!!
11 de janeiro de 2023 at 16:36
When some one searches for his required thing,
so he/she wishes to be available that in detail, so that thing is maintained
over here.
11 de janeiro de 2023 at 17:28
Appreciating the time and effort you put into your website and
detailed information you provide. It’s awesome
to come across a blog every once in a while that isn’t the same
out of date rehashed information. Fantastic read!
I’ve saved your site and I’m including your RSS feeds to
my Google account.
11 de janeiro de 2023 at 18:13
Hi there, after reading this amazing post
i am as well glad to share my knowledge here with mates.
11 de janeiro de 2023 at 18:22
You could definitely see your skills within the article you
write. The world hopes for more passionate writers like
you who are not afraid to mention how they believe.
All the time follow your heart.
11 de janeiro de 2023 at 18:29
Terrific work! This is the kind of information that are meant to be shared across the net.
Disgrace on the search engines for not positioning this put
up upper! Come on over and seek advice from my web site .
Thank you =)
11 de janeiro de 2023 at 19:57
Magnificent goods from you, man. I’ve understand your
stuff previous to and you’re just extremely great.
I actually like what you have acquired here, really like what you’re stating and the
way in which you say it. You make it enjoyable and you still
take care of to keep it smart. I can’t wait to read far more from you.
This is actually a wonderful web site.
11 de janeiro de 2023 at 20:16
Thіs design is spectacular! Ⲩoս definiteⅼy know
how to keep ɑ reader entertained. Вetween your
wwit annd your videos, І wɑѕ almoѕt moved
to start my օwn blog (weⅼl, almоst…HaHa!) Excellent job.
І really enjoyed whɑt y᧐u had to say, ɑnd moe than thɑt,
how you presented it. Too cool!
Mу web blog: plates singapore (Jaclyn)
11 de janeiro de 2023 at 20:19
Good day! Do you use Twitter? I’d like to follow you if
that would be okay. I’m undoubtedly enjoying your blog
and look forward to new updates.
11 de janeiro de 2023 at 21:44
Hi would you mind letting me know which web host you’re utilizing?
I’ve loaded your blog in 3 completely different browsers and I must
say this blog loads a lot quicker then most. Can you recommend a good web hosting provider at
a reasonable price? Cheers, I appreciate it!
12 de janeiro de 2023 at 00:11
excellent issues altogether, you just gained a logo new reader.
What could you suggest in regards to your publish that you made a few days ago?
Any certain?
12 de janeiro de 2023 at 00:26
My spouse and I stumbled over here by a different website and thought I might as well check things out.
I like what I see so now i’m following you.
Look forward to looking over your web page repeatedly.
12 de janeiro de 2023 at 01:24
Incredible points. Great arguments. Keep up the great spirit.
12 de janeiro de 2023 at 03:11
I’d like to thank you for the efforts you have put in penning this site.
I really hope to see the same high-grade content by you
later on as well. In fact, your creative writing abilities has motivated me
to get my own blog now 😉
12 de janeiro de 2023 at 03:21
Good day I am so glad I found your web site, I
really found you by mistake, while I was browsing on Yahoo for something else, Anyhow I
am here now and would just like to say thank you for a fantastic post and a all round thrilling blog (I also love the theme/design),
I don’t have time to read it all at the moment but
I have saved it and also added in your RSS feeds, so when I have time
I will be back to read more, Please do keep up the excellent work.
12 de janeiro de 2023 at 03:49
Great delivery. Great arguments. Keep up the great work.
12 de janeiro de 2023 at 07:00
delta 8 delivery dallas
Also visit my web site – https://www.cornbreadhemp.com/products/full-spectrum-cbd-gummies?selling_plan=772636852
12 de janeiro de 2023 at 07:47
I love your blog.. very nice colors & theme. Did you
design this website yourself or did you hire someone to
do it for you? Plz reply as I’m looking to design my own blog and would like to
know where u got this from. kudos
12 de janeiro de 2023 at 08:00
Online poker
12 de janeiro de 2023 at 08:42
This post will assist the internet users for building up new
webpage or even a weblog from start to end.
My web page: CCNA Course in Pune
12 de janeiro de 2023 at 08:58
I’ll right away grab your rss feed as I can’t in finding your e-mail subscription link panda99
or newsletter service. Do you’ve any? Please let me realize in order that I may subscribe.
Thanks.