“Eu não vou deixar de cantar, é o que eu sei fazer.”
Júlio Carneiro Lima, conhecido como Júlio Carneiro, nasceu em 20 de julho de 1964, na zona rural de Crato-CE. Filho de Jovita Maria e José Carneiro Lima, era irmão do poeta repentista Moacir Carneiro e do cordelista Luciano Carneiro. Até seu falecimento em 2022, Júlio residia no distrito de Dom Quintino, na cidade de Crato. Sua trajetória na Cantoria foi profundamente influenciada por sua família e seu amor pela arte.
Na entrevista de setembro de 2018, Júlio Carneiro compartilhou sua paixão pela Cantoria, revelando que, aos 8 anos, costumava pegar o violão de seu irmão Moacir em segredo para tentar acompanhar os cantadores que ouvia no rádio. Ele recorda que fazia isso para evitar a ira do irmão, que tinha muito ciúme do instrumento. Com o tempo, Júlio se tornou um excelente violeiro e cantador, como ele mesmo disse: “Nunca ninguém me ensinou nem a cantar, nem a afinar viola, nem nada. Quando ele [Moacir] deu fé, eu já estava afinando e tocando melhor do que ele”, brincou.
Seu avô também era Cantador, e todos os seus irmãos admiravam a arte. Por volta dos 20 anos, Júlio já estava cantando diversos improvisos, mesmo sem ter consagrado seu nome como Cantador. Ele relata que, nesse período, passou por vários trabalhos, mas nenhum o satisfazia. Assim, decidiu abandonar tudo para se dedicar exclusivamente à Cantoria. Nesse tempo, seu maior aliado foi o público, que o apoiava e incentivava em sua jornada artística. “quem bota o cantador no ramo é o povo, se você não tiver a veia poética você não consegue”.
Na sua opinião, não se estuda para ser Cantador. Júlio Carneiro afirmava que, ao contrário de outras profissões que exigem formação escolar, a Cantoria é uma arte em que o cantador nasce com o “dom” da poesia. No entanto, ele ressalta que esse “dom” pode ser aprimorado por meio do estudo, especialmente nos dias de hoje, quando a Cantoria tem se inovado significativamente, especialmente em relação ao seu público.
Júlio se considerava um bom cantador, mas ressaltava que esse título havia sido conferido pelo seu público. Suas participações sempre eram acompanhadas por uma data de retorno, e acreditava que isso era fundamental para sua permanência na profissão. Para ser um bom Cantador, Júlio afirmava ser essencial estar sempre atualizado com os acontecimentos e as mudanças ao seu redor. “Muitas vezes você pode chegar em um lugar que tenha pessoa forte alí, que pede para você falar uma ‘coisa assim’: ‘fale nisso’… para você falar num time assim… Você tem que pegar tudo, é tipo um caba curioso”.
Relembrou que, antigamente, muitos poetas eram considerados grandes Cantadores da história da Cantoria, mesmo sem formação escolar. Hoje, no entanto, muitos novos Cantadores buscam educação acadêmica, visando ampliar seu repertório de conteúdos. Para ele, essa modernização não era um problema; pelo contrário, era essencial. Em sua visão, essa era a principal diferença entre as Cantorias de antes e as de hoje.
Júlio também revelou que Pedro Bandeira foi fundamental no início de sua carreira, encaminhando-o para diversos festivais, onde acumulou uma coleção de CDs de suas participações. Além de Pedro, ele menciona outros cantadores que o incentivaram, como Os Nonatos, Francinaldo Oliveira e Zé Viola.
Segundo ele, a maioria das cantorias está concentrada na zona rural, onde a oferta de entretenimento é mais forte e o público mais idoso, sempre fiel à Cantoria, ainda predomina. Ele observava que a informalidade desses encontros frequentemente resulta em novas apresentações e convites, permitindo que eles percorram diferentes espaços e comunidades.
Júlio Carneiro se descrevia como um simples cantador de viola, querido pelo povo, e que não se curvava para nenhum convite no qual era chamado a cantar, e acrescentou: “sou Júlio Carneiro, poeta cantador, sertanejo, pai de alguns filhos, lutador para sobreviver e querido pelo povo. A gente mesmo não pode se jugar, dizer que é o tal, quem diz é o povo, se você é um bom aluno o professor sabe”.
Ao final, ele expressou a convicção de que a cantoria nunca acabará, pois sempre haverá quem nasça e quem morra, e completou: “eu tenho meu povo, e o povo sempre cobriu minhas cantorias. Não existe um ‘grandão’ no meio dos tais pequenos, todo mundo é igual na realidade”.
Júlio Carneiro faleceu em 8 de abril de 2022, na cidade de Crato – CE.

(A entrevista aconteceu no dia 27/09/2018 na residência do poeta Chico Pereira, no Distrito de Dom Quintino/Crato – CE, para o projeto De Repente em Ação)
![[Social Account]](https://sites.ufca.edu.br/plataforma/wp-content/uploads/2023/06/ufca-logo-cinza.png)
19 de abril de 2023 at 19:49
There is evidently a bundle to know about this. I think you made certain nice points in features also.
19 de abril de 2023 at 20:14
It’s awesome to visit this site and reading the
views of all friends concerning this article, while I am also eager of getting know-how.
Also visit my web site: we buy houses for cash review
19 de abril de 2023 at 20:15
Heya i am for the primary time here. I found this board and I in finding
It really helpful & it helped me out much. I hope to provide one thing back and
help others like you aided me.
My homepage – Health Flow Plus Blood Balancer Reviews
19 de abril de 2023 at 21:05
Good post however , I was wondering if you could write a litte more on this subject?
I’d be very thankful if you could elaborate a little bit further.
Bless you!
19 de abril de 2023 at 21:08
Hello to all, it’s really a fastidious for me to go to see this web site,
it includes useful Information.
19 de abril de 2023 at 21:28
Hi there! I simply would like to offer you a huge
thumbs up for the excellent information you have got here on this post.
I’ll be returning to your web site for more soon.
19 de abril de 2023 at 21:42
You mentioned this fantastically!
19 de abril de 2023 at 21:53
Hi, just wanted to say, I liked this post. It was helpful.
Keep on posting!
19 de abril de 2023 at 21:56
What i do not realize is if truth be told how you are now not really much more smartly-favored than you
may be right now. You are so intelligent. You already know therefore significantly in terms of this
topic, made me in my view believe it from a lot
of varied angles. Its like women and men don’t seem to be interested
until it’s something to do with Lady gaga! Your individual stuffs nice.
All the time care for it up!
19 de abril de 2023 at 22:31
Wow, this post is good, my younger sister is analyzing such
things, therefore I am going to convey her.
https://www.outlookindia.com/outlook-spotlight/supreme-keto-acv-gummies-do-not-buy-until-you-see-this-exposed-2023-first-read-scam-reports-before-order-news-266727
19 de abril de 2023 at 23:12
buy viagra online
19 de abril de 2023 at 23:27
I am sure this post has touched all the internet viewers, its really really good article on building up new website.
19 de abril de 2023 at 23:49
It’s a shame you don’t have a donate button! I’d definitely donate to
this fantastic blog! I guess for now i’ll settle for book-marking and adding
your RSS feed to my Google account. I look forward to new
updates and will talk about this site with my
Facebook group. Chat soon!
19 de abril de 2023 at 23:57
The loans calculator will give you an instance of what it may well expense you
primarily based on the loan quantity and term you want.
my web blog … View website
20 de abril de 2023 at 00:28
What’s up everyone, it’s my first go to see at this website, and
post is really fruitful for me, keep up posting these content.
20 de abril de 2023 at 00:30
excellent points altogether, you just won a emblem new reader. What may you recommend about your post that you made a few days ago? Any positive?
My blog … https://hoihup.com/rivercove-residences/
20 de abril de 2023 at 00:46
Thanks for sharing your thoughts about kunststof ramen venray.
Regards
20 de abril de 2023 at 00:56
This design is incredible! You definitely know how to keep a reader entertained.
Between your wit and your videos, I was almost moved to start my
own blog (well, almost…HaHa!) Great job. I really loved what you had to say, and more than that, how
you presented it. Too cool!
20 de abril de 2023 at 00:58
Thanks for one’s marvelous posting! I truly enjoyed reading it, you can be a great author.I
will remember to bookmark your blog and may come back in the
foreseeable future. I want to encourage one to continue
your great job, have a nice holiday weekend!
20 de abril de 2023 at 01:14
May I simply just say what a relief to find an individual
who really knows what they are talking about on the net.
You actually understand how to bring a problem to light and make it important.
More people need to read this and understand this side of your story.
I can’t believe you’re not more popular since you certainly possess the gift.
20 de abril de 2023 at 01:40
Can I just say what a relief to uncover someone who truly knows what they are talking about on the web.
You actually know how to bring a problem to light and make it important.
More and more people really need to read this and understand this side of
the story. I was surprised that you are not more
popular since you surely possess the gift.
20 de abril de 2023 at 01:58
bookmarked!!, I really like your blog!
20 de abril de 2023 at 02:39
I couldn’t resist commenting. Exceptionally
well written!
20 de abril de 2023 at 02:41
We are a bunch of volunteers and opening a brand
new scheme in our community. Your site offered us with useful info to
work on. You have performed a formidable task and our entire community will likely be grateful to you.
20 de abril de 2023 at 02:44
With every little thing which seems to be building inside this particular subject matter, your perspectives are rather radical. However, I beg your pardon, but I can not subscribe to your entire suggestion, all be it refreshing none the less. It would seem to everyone that your remarks are actually not entirely justified and in simple fact you are generally your self not really totally convinced of the assertion. In any case I did enjoy reading through it.