“Que nunca acabe esse olhar para o poeta repentista, a cultura popular sempre pode ajudar e influenciar muita coisa.”
Luiz Silva da Costa, conhecido como Luiz Lê, nasceu em 10 de novembro de 1964, na zona rural do sítio Lagoa da Caiçara, em Assaré-CE. Filho de Benta Maria da Costa e Antônio Silva Nascimento, atualmente reside em Crato-CE, no distrito de Ponta da Serra.
Desde cedo, Luiz se encantou pela Cantoria, influenciado por dois grandes Cantadores: Elísio de Noronha, que se apresentava na Lagoa da Caiçara — localidade que Luiz residia no município de Assaré —, e Nascimento Araújo, repentista que sempre ouvia quando ia visitar sua irmã na cidade de Cariús-CE. Inspirado pelas canções que ouvia através de Nascimento Araújo, decidiu comprar um violão para também aprender a tocar e cantar.
Trabalhando na roça, Luiz começou a improvisar enquanto cultivava a terra. Aos 16 anos, começou a fazer da Cantoria sua profissão. Em busca de novas oportunidades, mudou-se para Manaus, onde passou cerca de dois anos sem cantar, até que, ao ouvir outros cantadores na rádio Rio Mar, foi incentivado a se apresentar. Ele foi bem recebido e logo teve ampla aprovação, pois apresentava muitas novidades do Nordeste. Conta que logo começou a participar do programa Brasil Caboclo como convidado especial, ao lado dos poetas Zilmar de Souza e Cajarana, onde permaneceu por 10 anos.
Embora a Cantoria fosse sua paixão e profissão, Luiz complementava sua renda como crediarista, mais tarde, também, como professor notório saber, formando, uma vez por semana, professores da rede estadual de ensino sobre a história da poesia popular e do Cordel, incluindo os professores da Universidade Federal do Amazonas. Após anos morando na capital amazonense, decidiu retornar para o Nordeste, em busca de se dedicar integralmente à sua arte.
No Cariri, enfrentou dificuldades para retomar sua carreira como Cantador. Ele percebeu que os cantadores menos favorecidos financeiramente não tinham as mesmas oportunidades que os mais conhecidos, que chegavam a eventos com equipamentos de som e atraiam grandes públicos: “o cantador pobre nunca teve oportunidade suficiente de chegar numa cantoria e ganhar dinheiro, pois o cantador ‘grande’ chegava num carro com uma caixa de som, uns microfones e chegava um bocado de gente rico, e eles ganhavam dinheiro. Aí o cantador pobre não ia porque já chegava com o pé cheio de poeira, aquele negócio todo, e não ia de jeito nenhum”.
Para contornar a situação, Luiz convidou Nascimento Araújo para realizar cantorias por diferentes estados, incluindo Piauí e Maranhão. Quando Nascimento decidiu voltar, Luiz continuou sozinho sua jornada e retornou a Manaus por mais quatro anos, mas não conseguiu se reintegrar à rádio e decidiu voltar definitivamente ao Cariri.
Amparado por outros cantadores, como Júlio Carneiro, Moacir Carneiro e Chico Pereira, que ele considera uma figura paterna, Luiz Lê se estabeleceu no distrito de Dom Quintino, mudando-se pouco tempo depois para Ponta da Serra, onde abriu uma oficina de motos, abandonando a Cantoria.
O nome profissional “Luiz Lê” surgiu de sua facilidade para aprender a ler, algo que impressionou seus pais. Eles começaram a espalhar a notícia, e essa expressão se transformou em seu nome artístico.
Luiz acredita que o estudo é fundamental para a formação de um bom cantador: “O poeta tem a veia poética mas ele tem que estudar, quanto mais você estuda mais conhecimento você tem. Você tem que estudar para você saber aplicar a palavra na hora certa”. Na sua opinião, o principal quesito que o Cantador deve se preocupar na hora da cantoria é de nunca fugir do assunto proposto.
Luiz possui registrado alguns CDs gravados com canções de sua autoria, parte deles gravados em Manaus, na rádio em que participava. Diz ainda que se preocupa com futuro da Cantoria, afirmando: “a Cantoria tá quase inexistente. Se não tiver uma reativação para os cantadores e um reconhecimento que nem eu acho que vocês estão fazendo, isso aí vai indo até se acabar”.
Ao final da entrevista, Luiz Lê se descreve como: “filho de um pé de serra, um poeta, um batalhador, e hoje não estou mais na cantoria porque meu pai sempre dizia: ‘quem canta não assobia’, e eu passei a assobiar e deixei de cantar, eu não consegui nada cantando e estou conseguindo alguma coisa assobiando, tenho que respeitar a lei da natureza, ou eu quero viver bem ou eu quero viver mal, se for para eu viver bem eu tenho que viver assobiando, agora se for para eu viver mal eu tenho que voltar a cantar”.

(A entrevista aconteceu no dia 27/09/2018, na sua residência, em Ponta da Serra; Crato-CE, para o projeto De Repente em Ação).
![[Social Account]](https://sites.ufca.edu.br/plataforma/wp-content/uploads/2023/06/ufca-logo-cinza.png)
10 de abril de 2023 at 12:28
As well as the quality of their services.
My page … Bookmarks
10 de abril de 2023 at 12:28
Like other birds, flamingos breathe air with lungs.
Here is my homepage: Bookmarks
10 de abril de 2023 at 12:30
This actually answered my drawback, thanks!
10 de abril de 2023 at 12:33
Hello there! Would you mind if I share your blog with my myspace group? There’s a lot of folks that I think would really enjoy your content. Please let me know. Thank you
10 de abril de 2023 at 12:45
Jacksonville long distance movers memphis tn have
a minimum 2 – 3 hour charge.
10 de abril de 2023 at 12:55
Read it carefully before changing your shipping plans.
Here is my site … Bookmarks
10 de abril de 2023 at 13:01
Getting blinds online can be enjoyable and also amazing.
Here is my web-site … laptop backpack Reviews uk
10 de abril de 2023 at 13:07
I was suggested this web site by my cousin. I’m not sure whether this
post is written by him as nobody else know such detailed about my problem.
You’re amazing! Thanks!
10 de abril de 2023 at 13:13
The cost to ship a car from UK How to share Bmw digital key the U.S.
is $1,498.
10 de abril de 2023 at 13:16
Today, I went to the beach with my kids. I found a sea shell and
gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to
her ear and screamed. There was a hermit crab inside and
it pinched her ear. She never wants to go back!
LoL I know this is completely off topic but I had to tell someone!
10 de abril de 2023 at 13:18
Upright Blinds are perfect for covering big windows.
Also visit my page … backpack Sprayer reviews australia
10 de abril de 2023 at 13:22
Wonderful product, customer care and worth.
my site :: hiking backpack reviews 2020
10 de abril de 2023 at 13:25
Local moves are among the most common moves.
My blog top quality movers
10 de abril de 2023 at 13:28
car transportation company maintenance costs.
Door-to-door Car Shipping.
10 de abril de 2023 at 13:29
Magnificent beat ! I would like to apprentice even as you amend your site, how could i subscribe
for a blog website? The account helped me a applicable deal.
I had been a little bit familiar of this your broadcast offered brilliant transparent concept
10 de abril de 2023 at 13:41
Through Montway, I’ve shipped two cars to Hawaii.
Also visit my web blog … car transportation services florida
10 de abril de 2023 at 13:45
Sherpa Auto Transport Our best all-around company.
Also visit my blog – how long does it take bmw to ship a car From germany to uk
10 de abril de 2023 at 13:54
Jacksonville best quality movers illinois have a minimum 2 –
3 hour charge.
10 de abril de 2023 at 14:09
But, they do not offer international shipping.
My webpage: item510766027
10 de abril de 2023 at 14:19
Avoid High excellent quality movers reviews Moving Services Denver,
CO.
10 de abril de 2023 at 14:19
Montway Auto Transport The customer favorite.
My website: what shipping company does bmw use
10 de abril de 2023 at 14:20
Status 190 to 193 (At port awaiting): 1-2 days.
Also visit my homepage item510764201
10 de abril de 2023 at 14:28
I got what you intend,saved to favorites, very decent site.
10 de abril de 2023 at 14:36
We deal with a high-end ended up personalized blinds.
Also visit my website; backpack Reviews youtube
10 de abril de 2023 at 14:41
The cost to ship a car from UK to the U.S. is $1,498.
Here is my webpage – Bookmarks