“Que nunca acabe esse olhar para o poeta repentista, a cultura popular sempre pode ajudar e influenciar muita coisa.”
Luiz Silva da Costa, conhecido como Luiz Lê, nasceu em 10 de novembro de 1964, na zona rural do sítio Lagoa da Caiçara, em Assaré-CE. Filho de Benta Maria da Costa e Antônio Silva Nascimento, atualmente reside em Crato-CE, no distrito de Ponta da Serra.
Desde cedo, Luiz se encantou pela Cantoria, influenciado por dois grandes Cantadores: Elísio de Noronha, que se apresentava na Lagoa da Caiçara — localidade que Luiz residia no município de Assaré —, e Nascimento Araújo, repentista que sempre ouvia quando ia visitar sua irmã na cidade de Cariús-CE. Inspirado pelas canções que ouvia através de Nascimento Araújo, decidiu comprar um violão para também aprender a tocar e cantar.
Trabalhando na roça, Luiz começou a improvisar enquanto cultivava a terra. Aos 16 anos, começou a fazer da Cantoria sua profissão. Em busca de novas oportunidades, mudou-se para Manaus, onde passou cerca de dois anos sem cantar, até que, ao ouvir outros cantadores na rádio Rio Mar, foi incentivado a se apresentar. Ele foi bem recebido e logo teve ampla aprovação, pois apresentava muitas novidades do Nordeste. Conta que logo começou a participar do programa Brasil Caboclo como convidado especial, ao lado dos poetas Zilmar de Souza e Cajarana, onde permaneceu por 10 anos.
Embora a Cantoria fosse sua paixão e profissão, Luiz complementava sua renda como crediarista, mais tarde, também, como professor notório saber, formando, uma vez por semana, professores da rede estadual de ensino sobre a história da poesia popular e do Cordel, incluindo os professores da Universidade Federal do Amazonas. Após anos morando na capital amazonense, decidiu retornar para o Nordeste, em busca de se dedicar integralmente à sua arte.
No Cariri, enfrentou dificuldades para retomar sua carreira como Cantador. Ele percebeu que os cantadores menos favorecidos financeiramente não tinham as mesmas oportunidades que os mais conhecidos, que chegavam a eventos com equipamentos de som e atraiam grandes públicos: “o cantador pobre nunca teve oportunidade suficiente de chegar numa cantoria e ganhar dinheiro, pois o cantador ‘grande’ chegava num carro com uma caixa de som, uns microfones e chegava um bocado de gente rico, e eles ganhavam dinheiro. Aí o cantador pobre não ia porque já chegava com o pé cheio de poeira, aquele negócio todo, e não ia de jeito nenhum”.
Para contornar a situação, Luiz convidou Nascimento Araújo para realizar cantorias por diferentes estados, incluindo Piauí e Maranhão. Quando Nascimento decidiu voltar, Luiz continuou sozinho sua jornada e retornou a Manaus por mais quatro anos, mas não conseguiu se reintegrar à rádio e decidiu voltar definitivamente ao Cariri.
Amparado por outros cantadores, como Júlio Carneiro, Moacir Carneiro e Chico Pereira, que ele considera uma figura paterna, Luiz Lê se estabeleceu no distrito de Dom Quintino, mudando-se pouco tempo depois para Ponta da Serra, onde abriu uma oficina de motos, abandonando a Cantoria.
O nome profissional “Luiz Lê” surgiu de sua facilidade para aprender a ler, algo que impressionou seus pais. Eles começaram a espalhar a notícia, e essa expressão se transformou em seu nome artístico.
Luiz acredita que o estudo é fundamental para a formação de um bom cantador: “O poeta tem a veia poética mas ele tem que estudar, quanto mais você estuda mais conhecimento você tem. Você tem que estudar para você saber aplicar a palavra na hora certa”. Na sua opinião, o principal quesito que o Cantador deve se preocupar na hora da cantoria é de nunca fugir do assunto proposto.
Luiz possui registrado alguns CDs gravados com canções de sua autoria, parte deles gravados em Manaus, na rádio em que participava. Diz ainda que se preocupa com futuro da Cantoria, afirmando: “a Cantoria tá quase inexistente. Se não tiver uma reativação para os cantadores e um reconhecimento que nem eu acho que vocês estão fazendo, isso aí vai indo até se acabar”.
Ao final da entrevista, Luiz Lê se descreve como: “filho de um pé de serra, um poeta, um batalhador, e hoje não estou mais na cantoria porque meu pai sempre dizia: ‘quem canta não assobia’, e eu passei a assobiar e deixei de cantar, eu não consegui nada cantando e estou conseguindo alguma coisa assobiando, tenho que respeitar a lei da natureza, ou eu quero viver bem ou eu quero viver mal, se for para eu viver bem eu tenho que viver assobiando, agora se for para eu viver mal eu tenho que voltar a cantar”.

(A entrevista aconteceu no dia 27/09/2018, na sua residência, em Ponta da Serra; Crato-CE, para o projeto De Repente em Ação).
![[Social Account]](https://sites.ufca.edu.br/plataforma/wp-content/uploads/2023/06/ufca-logo-cinza.png)
17 de abril de 2023 at 22:23
The food: Each night features a different menu.
Feel free to visit my web blog … Bookmarks
17 de abril de 2023 at 22:26
The food: Each night features a different menu.
my blog: best restaurants in detroit for valentine'S day
17 de abril de 2023 at 22:28
Unique famous fayetteville ar restaurants in Northwest
Arkansas.
17 de abril de 2023 at 22:31
The food: Each night features a different menu.
Also visit my blog – great restaurants in michigan (Jackson)
17 de abril de 2023 at 22:33
I like this post, enjoyed this one appreciate it for posting. “No man is wise enough by himself.” by Titus Maccius Plautus.
17 de abril de 2023 at 22:40
This is the one of the best Fayetteville restaurants.
Feel free to visit my homepage – item509561260
17 de abril de 2023 at 22:49
The food: Each night features a different menu.
My website … Bookmarks
17 de abril de 2023 at 22:52
Open Tuesday through Saturday for dinner service.
Have a look at my web-site – best places to eat in downtown fayetteville ar
17 de abril de 2023 at 22:53
The best lobster reuben in marathon fl meal of the
whole Florida Keys trip.
17 de abril de 2023 at 22:53
I’m not sure where you are getting your information, but great topic.
I needs to spend some time learning much more or
understanding more. Thanks for wonderful information I was looking for this information for my mission.
17 de abril de 2023 at 22:54
Add chicken and shrimp for an additional charge.
Feel free to visit my web blog :: item512270286
17 de abril de 2023 at 23:01
Locals of my favorite places to eat here in best seafood restaurants near marathon fl.
17 de abril de 2023 at 23:10
The food: Each night features a different menu.
Here is my site best burger restaurants in detroit
17 de abril de 2023 at 23:11
Shop for all your fresh, local best seafood market in marathon fl right here.
17 de abril de 2023 at 23:22
Add chicken and shrimp for an additional charge.
Feel free to visit my page … best chinese restaurants in west chester pa
17 de abril de 2023 at 23:22
Open for lunch and dinner Tuesday through Sunday.
Here is my blog post upscale restaurants in fayetteville ar
17 de abril de 2023 at 23:28
Closed Sunday, Monday, Tuesday, and Wednesday.
Here is my web-site – top 5 restaurants in fayetteville ar
17 de abril de 2023 at 23:34
Add chicken and shrimp for an additional charge.
Look at my web-site :: westchester restaurants with private party rooms
17 de abril de 2023 at 23:34
Closed Sunday, Monday, Tuesday, and Wednesday.
Also visit my webpage: Bookmarks
17 de abril de 2023 at 23:39
The food: Each night features a different menu.
my page: Item512252658
17 de abril de 2023 at 23:40
Add chicken and shrimp for an additional charge.
Feel free to surf to my web-site: Are restaurants open on thanksgiving
17 de abril de 2023 at 23:46
Open Monday through Saturday for lunch and dinner.
Feel free to visit my blog post top 10 places to eat in fayetteville ar
17 de abril de 2023 at 23:46
Closed Sunday, Monday, Tuesday, and Wednesday.
my web blog best chinese food in fayetteville ar
17 de abril de 2023 at 23:49
Open Tuesday through Sunday for lunch and dinner.
Look at my web site … item509561010
17 de abril de 2023 at 23:51
Hi there! This post couldn’t be written any better! Reading through this post reminds me of my previous room mate! He always kept talking about this. I will forward this article to him. Pretty sure he will have a good read. Thank you for sharing!