“O Cantador Repentista é a mola principal da Cultura.”
José de Freitas Sobrinho, conhecido como Zé de Freitas, nasceu em 17 de janeiro de 1956 no município de Várzea Alegre, Ceará, na comunidade do sítio Gangorra. Filho de Odete Mendes de Freitas e Miguel Lourenço de Freitas, o poeta, atualmente com 62 anos, reside em Juazeiro do Norte, local onde deu início à sua trajetória na Cantoria.
Desde a infância, Zé de Freitas esteve em contato com a cantoria, ouvindo as histórias de seus pais sobre seu avô, um cantador, e seu irmão Antônio de Freitas, um renomado cantador da época. Ele relembra que, embora ainda jovem e sem habilidades para improvisar versos, já gostava de escrever algumas estrofes enquanto acompanhava seu irmão nas apresentações.
Aos 28 anos, mudou-se para a cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, onde começou a frequentar cantorias locais, especialmente as que contavam com a presença do poeta Silvio Grangeiro. Durante uma dessas cantorias, Zé de Freitas se apresentou a Silvio Grangeiro como irmão de Antônio de Freitas. Questionado se também cantava e respondendo negativamente à pergunta, Silvio o convenceu a subir ao palco e cantar com Antônio de França — poeta que o acompanhava naquela noite. O resultado foi tão positivo que Silvio o convidou para formar dupla em outras cantorias e fazer algumas participações em seu programa de rádio.
Foi a partir desses encontros que Zé de Freitas iniciou sua atuação no mundo da cantoria. Contudo, nunca fez da cantoria sua principal profissão, priorizando seu trabalho como caminhoneiro. “Nunca fui cantador profissional devido a minha profissão. Fui motorista durante um bom tempo. Tenho medo de marcar uma cantoria hoje e no outro dia não estar aqui, pois trabalho viajando com caminhão. Sempre cantei assim: chegava na cantoria, ia assistir, participava e cantava com eles. E através de Silvio comecei a participar dos festivais, mas nunca assumi profissionalmente por causa do tempo. Inclusive, nem viola eu tenho. Quando eu vou para uma cantoria eu chego lá, pego a viola de um parceiro e canto”.
Atualmente, Zé de Freitas é motorista de ônibus em Juazeiro do Norte, e essa relação entre sua profissão e a cantoria rendeu muitas histórias curiosas. Relembra que frequentemente utiliza sua experiência como motorista em seus versos para levar alegria, como no que diz: O mundo é minha morada / E o caminhão é meu trono / Vivo nessa correria / Perdendo noites de sono / Com 10% da renda / Porque noventa é do dono.
Relata que embora não tenha frequentado a escola, é capaz de discursar sobre diversos temas e acredita que isso é um dom divino. “Parece que Deus abre a mente e faço tranquilo, como quem sei de tudo. Eu acredito que é um dom que Deus deu para quem nasceu com aquele dom, com aquela veia poética”. E ressalta que: “Você pode ser doutor, formado em tudo, se você não tiver a veia poética, você não faz uma poesia”.
Zé de Freitas observa que, embora existam poucas diferenças nas cantorias de hoje em comparação com as de décadas passadas, a principal mudança é a tecnologia de gravação, que possibilita registrar quase tudo. Antigamente, as rimas eram improvisadas e muitas se perdiam. Hoje, com um celular, é possível gravar todo o show, “exigindo que o poeta capriche mais no verso”, comenta com bom humor.
Ele também menciona que a maioria das cantorias ainda ocorre na zona rural, onde a população valoriza mais essa forma de arte. “O povo do sítio gosta mais. A maioria do povo da cidade gosta mais dessas coisas de hoje – de forró – mas mesmo assim ainda funciona na cidade, mas a maioria mesmo é na zona rural, o povo de lá gosta muito da cultura”. No entanto, lamenta que as cantorias não ocorrem com a mesma frequência de antes.
Zé de Freitas reconhece que há apoio de algumas políticas públicas para a arte da cantoria, mencionando que alguns prefeitos de Juazeiro incentivaram festivais organizados por Silvio Grangeiro e outros líderes políticos. Ele acredita, no entanto, que esse apoio poderia ser ainda mais efetivo.
Em seu histórico, Zé de Freitas acumula diversos CDs de suas participações em festivais, além de um DVD gravado em uma dessas ocasiões. Ao final da entrevista, ele afirma que não se considera o maior repentista, pois somente Deus é grande, e conclui: “mesmo sem ter estudo, sem viver da profissão, aonde eu canto o povo me aplaude”.

(A entrevista aconteceu no dia 05/06/2018 em sua residência, em Juazeiro do Norte-CE, para o projeto De Repente em Ação)
![[Social Account]](https://sites.ufca.edu.br/plataforma/wp-content/uploads/2023/06/ufca-logo-cinza.png)
21 de maio de 2023 at 16:04
Can I just say what a aid to search out somebody who really knows what theyre speaking about on the internet. You positively know the right way to convey a difficulty to mild and make it important. Extra people need to learn this and understand this facet of the story. I cant believe youre not more in style because you positively have the gift.
21 de maio de 2023 at 16:06
buy viagra online
21 de maio de 2023 at 17:48
It¦s truly a nice and helpful piece of info. I¦m satisfied that you shared this helpful information with us. Please keep us up to date like this. Thanks for sharing.
21 de maio de 2023 at 18:05
I believe this web site contains some really fantastic info for everyone : D.
21 de maio de 2023 at 18:45
You are my intake, I own few web logs and rarely run out from to brand.
21 de maio de 2023 at 19:01
I?¦ll immediately grab your rss as I can’t find your e-mail subscription hyperlink or newsletter service. Do you have any? Kindly let me recognise so that I may just subscribe. Thanks.
21 de maio de 2023 at 19:23
Unquestionably believe that which you said. Your favorite justification seemed
to be on the internet the simplest thing to be aware of.
I say to you, I certainly get irked while people think about worries that they plainly do not know about.
You managed to hit the nail upon the top and defined out the
whole thing without having side effect , people could take a signal.
Will probably be back to get more. Thanks
21 de maio de 2023 at 19:51
Have you ever considered about including a little bit more than just your articles?
I mean, what you say is fundamental and everything.
But think about if you added some great pictures or videos to give your posts more,
“pop”! Your content is excellent but with images and video clips, this blog could certainly
be one of the very best in its niche. Excellent blog!
21 de maio de 2023 at 20:18
I am not positive the place you’re getting your info, but great topic. I must spend some time studying much more or understanding more. Thank you for wonderful information I used to be in search of this information for my mission.
21 de maio de 2023 at 20:52
Hello, I desire to subscribe for this weblog to take latest updates, therefore where can i
do it please assist.
21 de maio de 2023 at 21:17
Regards! Great information!
21 de maio de 2023 at 21:33
Very interesting subject, thanks for putting up. “The season of failure is the best time for sowing the seeds of success.” by Paramahansa Yogananda.
21 de maio de 2023 at 21:59
Нello colleagues, its imprеssiνe artіcle on thhe topic off teachingand
fully explained, қeep it up аll the time.
21 de maio de 2023 at 22:07
Very interesting subject, thanks for posting. “Not by age but by capacity is wisdom acquired.” by Titus Maccius Plautus.
21 de maio de 2023 at 22:28
This really answered my problem, thank you!
21 de maio de 2023 at 23:07
Hi there very cool website!! Guy .. Beautiful .. Superb .. I will bookmark your blog and take the feeds additionally…I am happy to seek out numerous useful information here within the publish, we want work out more techniques in this regard, thanks for sharing.
21 de maio de 2023 at 23:11
I am sure this post has touched all the internet users, its
really really pleasant post on building up new weblog.
21 de maio de 2023 at 23:26
Hey, you used to write great, but the last several posts have been kinda boringK I miss your tremendous writings. Past several posts are just a bit out of track! come on!
22 de maio de 2023 at 00:12
I believe this is one of the so much important information for me.
And i am satisfied reading your article. However wanna statement on few
normal things, The site taste is great, the articles is in point
of fact nice : D. Good process, cheers
22 de maio de 2023 at 00:50
Hey very nice site!! Man .. Beautiful .. Superb .. I will bookmark your web site and take the feeds also?
I’m happy to seek out numerous useful info right
here within the submit, we want work out more strategies
on this regard, thanks for sharing. . . . .
.
22 de maio de 2023 at 01:14
You could certainly see your expertise in the work you write. The world hopes for even more passionate writers such as you who are not afraid to mention how they believe. All the time follow your heart.
22 de maio de 2023 at 01:49
Greetings from Florida! I’m bored to tears at work so I decided to browse your site on my iphone during lunch
break. I enjoy the info you present here and can’t wait to take a look
when I get home. I’m surprised at how fast your blog loaded
on my mobile .. I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyways,
awesome blog!
22 de maio de 2023 at 02:06
Hello, i think that i saw you visited my blog so i came to
“return the favor”.I am trying to find things to
improve my website!I suppose its ok to use some of your ideas!!
22 de maio de 2023 at 02:13
Hi tһere! I know this is қindsa off toρic bսt I ѡas wondering
which blog platgorm are youu usiing for this site?
I’m getting tired of WordPress beⅽause I’ve had issues
with hckers and I’m looking at options ffor another platform.
I would be great if you could pⲟint me in the ɗirection of a ɡood platform.
Review my webрage; clamdiver
22 de maio de 2023 at 02:16
I like what you guys tend to be up too. This kind
of clever work and exposure! Keep up the wonderful works
guys I’ve included you guys to my own blogroll.