“Um defensor de todas as culturas populares, que vai levar a bandeira da cultura popular onde for.”
Marlon Torres é Filho de Antônio André de Souza e Maria Vilany Torres, nascido na cidade de Crato, no dia 07 de maio de 1986. Marlon conta que seu primeiro contato com a poesia foi na casa de seu avô Alfredo André, na cidade de Salgueiro-Pe, onde viveu por muitos anos com sua família.
A casa de seu avô era passagem para muitos cantadores, e o mesmo gostava muito de cantoria. Além disso encontrava-se frequentemente lendo cordéis, possuía uma grande quantidade destes, que partiam dos clássicos autores como Leandro Gomes de Barros, Martins de Athayde, José Camelo e os decorava enquanto ia declamando-os à caminho da roça. Conta que o mesmo era capaz de decorar com muita destreza os versos que ouvia, “antigamente ele ia pra uma cantoria e conseguia decorar mais ou menos 70% do que era cantado, de todas as estrofes”, e foi nesse contato que foi se construindo em sua vida o espírito poético.
Em 2002, já com 16 anos, sua família mudou-se definitivamente para a cidade de Crato – CE – cidade em que nasceu -, nesse tempo conta que já tinha muito contato com a cultura popular e que gostava de ler os clássicos sonetos – no qual o poeta diz ainda escrever -. Cursando o ensino médio, envolveu-se, através do Grafite, com a cultura Hip-Hop, dentre elas o Rap improvisado, “eu sempre tive aquela agonia no juízo que todo cantador tem, a agilidade do pensamento, aí decidi fazer o rap improvisado”.
Aproximadamente 6 anos depois o poeta passou a conhecer alguns cantadores repentistas na cidade de Crato, e, levado pela curiosidade e das lembranças de suas raízes, começou a pesquisar sobre essa arte. “O que me ajudou muito foi a questão da internet, que eu fui atrás de modalidades, me aprimorar enquanto a questão de tônicas, de você saber onde encaixar as linhas de cada estrofe, os estilos, a toada, o toque, etc.”.
Atualmente com 31 anos, Marlon Torres faz da Cantoria sua única profissão, profissão esta que atua profissionalmente desde 2010. Na ocasião explicou o que exatamente marca o início profissional de um cantador na arte do repente, dizendo que “o cantador repentista pra cantar nos lugares ele pede, enquanto você só pedir você não tem preferência do público, agora quando o público lhe procura aí você já nota que a coisa já tá melhorando, que o pessoal tá vendo que você tem gabarito pra fazer a coisa”. Entretanto, antes da cantoria ser sua principal profissão, Marlon foi professor temporário de Matemática na rede estadual e professor de física em curso de pré-vestibular no Ensino Médio, entre os anos de 2007 à 2014, até que “no segundo semestre de 2014 eu saí da educação e abracei a viola exclusivamente, e tô aí até hoje”.
Formado em Engenharia de Produção pela Universidade Regional do Cariri (URCA), e aluno de Jornalismo na Universidade Federal do Cariri (UFCA), o poeta revela que quando começou a cantar sentia como se de alguma forma houvesse um muro – um vidraça – que o separava dos outros cantadores, diziam: “ele tem faculdade”, “esse menino tem letra”. Por ter formação acadêmica houveram – e ainda há – outros cantadores que afirmam que ele canta decorado, conta. “Eu percebi que quando você canta com alguém que tem o nível escolar menor do que o seu você tem que saber também reduzir o nível, né? Assim também como eu já me surpreendi muito com muitos outros cantadores, como o Zé Francisco, por exemplo. Além disso existe um outro aspecto, o de você ter que cantar bem porque está numa universidade, então eles tem essa questão de ‘Você um cantador de faculdade, tem universidade, e você num sabe cantar determinados assuntos e tal’”.
Quando apontado como cantador da nova geração e questionado sobre as diferenças que há na cantoria de hoje comparada às cantorias de algumas décadas atrás, Marlon afirma que “Na essência em si a cantoria não mudou nada, existem alguns acréscimos, modalidades inventadas, modalidades que os cantadores atuais injetam […], enfim, coisas que agregam, mas não perdem a essência”.
Por outro lado declara que a única diferença que se vê na cantoria de hoje para as de algumas décadas atrás está no modo de cantar, “o cantador está cantando de um modo mais apurado”. Segundo ele, o cantador tem sentido a necessidade de adquirir mais conhecimento para inserir esses conhecimentos em suas cantorias, “não é uma coisa solta como era antigamente”, afirma. Hoje, revela o poeta, a platéia está mais apurada, muito mais refinada, então o cantador deve estar atento ao que se canta e o que se fala. Outro aspecto é o da melodia, “hoje o jeito de cantar é um jeito mais bonito, antes era uma cantoria mais lenta, mais devagar, alguns cantadores não prezavam em tocar o instrumento bem, de todo jeito que se batia tava valendo, hoje não, hoje o cantador se preocupa tanto com o cantar bem, cantar bonito e tocar também”.
Sobre a parte de incentivo por parte das políticas públicas considera que este “é muito pouco, quase nenhum”, assegura que se o cantador não for atrás por conta própria dificilmente conseguirá ele sair do lugar. Além disso entristece-se que numa região como o Cariri cearense, onde as manifestações culturais estão presente em peso, tanto na questão da oralidade como na escrita, não se enxerga o incentivo vindo por parte das ordens públicas, sente que há uma certa rejeição quanto ao cantador repentista. Por outro lado considera que isso talvez nem seja por falta de interesse ou falta de conhecimento desses gestores públicos, mas que tal situação está mais ligado à inocência por parte destes. “Se soubessem eles a dificuldade que é trabalhar, produzir algo de improviso por tantos tempos assim, ou requinte que o cantador tem de criar algo na hora, eu acho que seria muito mais valorizado”.
Segundo ele o mercado aqui na região do Cariri cearense encontra-se concentrada na Zona Rural, mas também se encontra na Zona Urbana, porém, não na mesma frequência. Diz ainda que aqui na região é comum encontrar uma grande quantidade de Canções, diferente de outros lugares que prestigia-se muito mais a questão do improviso em si. “Tem lugares aqui no Cariri que você vai prum show de cantoria e ela se resume em três coisas: uma sextilha pra abrir a cantoria, canções gerais, um desafio e um coqueiro da Bahia pra acabar, pronto! Você canta três modalidades de improviso e o resto é tudo canção e poema. Porquê? Porque os próprios cantadores estão colocando isso como sendo parte da cantoria […] vai chegar um tempo em que as cantorias vão acabar e vão ficar só as canções”.
No decorrer da entrevista revelou que já teve a experiência de realizar palestras em escolas e universidades a respeito do tema da cantoria e relata que 50% da turma que o assistia sequer tinha visto um cantador repentista, e que não se espantava com isso, sendo que isso já é visto com certa normalidade, mesmo esses 50% sendo da região do cariri e/ou da região nordeste. Avalia que isso é problema de todos e se questiona: “como é que eu nasco numa região aonde praticamente o foco popular, culturalmente falando, é isso e eu não sei o que é, não faço ideia do que é aquilo? É muito estranho”. Por outro lado diz não julgar, por também considerar uma questão de inocência, porque isso não foi apresentado nas bases curriculares.
No começo do ano estará lançando um DVD em parceria com o cantador Rafael Neto, Repentista Piauiense. Conta que um dos organizadores do Festival de Violeiros do Norte e Nordeste em Teresina viu-se surpreendido com a apresentação de ambos os cantadores e ofereceu a proposta de gravar um DVD. O mesmo será gravado na casa do cantador Rafael Neto, em Teresina – PI.
Marlon Torres Considera-se um amante da cultura popular, não somente da cantoria, mas de todas as culturas populares, “um defensor de todas as culturas, que vai levar a bandeira da cultura popular onde for”.
(A entrevista aconteceu no dia 14/11/2017 no campus da Universidade Federal do Cariri, em Juazeiro do Norte – CE, para o projeto De Repente em Ação).
Contato do Poeta para Shows: (88)99713.9672
1 de abril de 2023 at 17:00
Thank you for the good writeup. It in truth was once a enjoyment account it.
Look complex to more added agreeable from you! By the way, how can we keep up a
correspondence?
1 de abril de 2023 at 17:36
As I web site possessor I believe the content material here is rattling great , appreciate it for your efforts. You should keep it up forever! Best of luck.
1 de abril de 2023 at 17:42
I’ve been surfing on-line more than three hours nowadays, yet I never found any attention-grabbing article like yours. It?¦s lovely price sufficient for me. Personally, if all site owners and bloggers made excellent content material as you probably did, the web will probably be a lot more helpful than ever before.
1 de abril de 2023 at 18:10
Terrific work! That is the type of info that are supposed to be shared around the net.
Disgrace on the seek engines for now not positioning this post higher!
Come on over and seek advice from my website . Thanks =)
1 de abril de 2023 at 18:33
This design is wicked! You obviously know how to keep a reader amused.
Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Excellent job.
I really enjoyed what you had to say, and more than that,
how you presented it. Too cool!
1 de abril de 2023 at 19:54
Hey, you used to write fantastic, but the last several posts have been kinda boring… I miss your super writings. Past few posts are just a bit out of track! come on!
1 de abril de 2023 at 19:59
Howdy! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be ok. I’m absolutely enjoying your blog and look forward to new posts.
1 de abril de 2023 at 20:10
There are some attention-grabbing time limits on this article however I don’t know if I see all of them middle to heart. There’s some validity however I’ll take maintain opinion until I look into it further. Good article , thanks and we want more! Added to FeedBurner as well
1 de abril de 2023 at 20:40
I genuinely enjoy reading through on this web site, it holds wonderful articles.
1 de abril de 2023 at 20:50
After all, what a great site and informative posts, I will upload inbound link – bookmark this web site? Regards, Reader.
1 de abril de 2023 at 20:52
Hi would you mind sharing which blog platform you’re working with?
I’m going to start my own blog in the near
future but I’m having a hard time making a decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
The reason I ask is because your design and style seems different then most blogs
and I’m looking for something unique. P.S Sorry for getting off-topic but I had to ask!
1 de abril de 2023 at 21:01
I simply couldn’t leave your web site prior to suggesting that I extremely enjoyed the standard info an individual supply on your visitors? Is going to be back regularly to check out new posts
1 de abril de 2023 at 21:46
I always was concerned in this subject and still am, thankyou for putting up.
1 de abril de 2023 at 21:52
Very interesting topic, thank you for posting.
1 de abril de 2023 at 22:03
I’m just commenting to make you know what a brilliant discovery my wife’s princess gained studying yuor web blog. She noticed a lot of pieces, most notably what it’s like to possess an ideal coaching character to get most people without problems understand some specialized topics. You undoubtedly did more than readers’ expected results. I appreciate you for providing the invaluable, trustworthy, informative and even easy tips about your topic to Gloria.
2 de abril de 2023 at 03:26
I do agree with all the ideas you have offered on your post.
They are very convincing and will certainly work.
Nonetheless, the posts are too short for novices.
Could you please lengthen them a bit from next time? Thanks for the
post.
2 de abril de 2023 at 04:04
Usually I don’t learn post on blogs, but I would like
to say that this write-up very forced me to try and do it!
Your writing taste has been surprised me.
Thanks, very great post.
2 de abril de 2023 at 04:57
Since the admin of this website is working,
no uncertainty very soon it will be famous, due to its feature contents.
2 de abril de 2023 at 05:47
Wonderful info, Many thanks!
2 de abril de 2023 at 06:56
Excellent read, I just passed this onto a friend who was doing some research on that. And he just bought me lunch since I found it for him smile Therefore let me rephrase that: Thanks for lunch!
2 de abril de 2023 at 07:17
I got this web site from my pal who shared with me about this website and now this time I am browsing this
web page and reading very informative articles at this
time.
2 de abril de 2023 at 08:00
Perfectly written subject material, Really enjoyed reading through.
2 de abril de 2023 at 08:43
you may have a fantastic weblog here! would you like to make some invite posts on my blog?
2 de abril de 2023 at 10:04
In this awesome pattern of things you actually receive a B+ for effort and hard work. Where exactly you confused us was first on all the particulars. As as the maxim goes, details make or break the argument.. And that couldn’t be much more correct at this point. Having said that, allow me reveal to you what exactly did deliver the results. The authoring is really persuasive which is probably why I am making an effort to opine. I do not really make it a regular habit of doing that. Second, while I can easily notice a jumps in reasoning you come up with, I am not really confident of how you seem to connect your details which produce the actual conclusion. For right now I will yield to your point however wish in the near future you link the dots much better.
2 de abril de 2023 at 10:06
Woh I like your content, bookmarked! .