“O Cantador Repentista é a mola principal da Cultura.”
José de Freitas Sobrinho, conhecido como Zé de Freitas, nasceu em 17 de janeiro de 1956 no município de Várzea Alegre, Ceará, na comunidade do sítio Gangorra. Filho de Odete Mendes de Freitas e Miguel Lourenço de Freitas, o poeta, atualmente com 62 anos, reside em Juazeiro do Norte, local onde deu início à sua trajetória na Cantoria.
Desde a infância, Zé de Freitas esteve em contato com a cantoria, ouvindo as histórias de seus pais sobre seu avô, um cantador, e seu irmão Antônio de Freitas, um renomado cantador da época. Ele relembra que, embora ainda jovem e sem habilidades para improvisar versos, já gostava de escrever algumas estrofes enquanto acompanhava seu irmão nas apresentações.
Aos 28 anos, mudou-se para a cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, onde começou a frequentar cantorias locais, especialmente as que contavam com a presença do poeta Silvio Grangeiro. Durante uma dessas cantorias, Zé de Freitas se apresentou a Silvio Grangeiro como irmão de Antônio de Freitas. Questionado se também cantava e respondendo negativamente à pergunta, Silvio o convenceu a subir ao palco e cantar com Antônio de França — poeta que o acompanhava naquela noite. O resultado foi tão positivo que Silvio o convidou para formar dupla em outras cantorias e fazer algumas participações em seu programa de rádio.
Foi a partir desses encontros que Zé de Freitas iniciou sua atuação no mundo da cantoria. Contudo, nunca fez da cantoria sua principal profissão, priorizando seu trabalho como caminhoneiro. “Nunca fui cantador profissional devido a minha profissão. Fui motorista durante um bom tempo. Tenho medo de marcar uma cantoria hoje e no outro dia não estar aqui, pois trabalho viajando com caminhão. Sempre cantei assim: chegava na cantoria, ia assistir, participava e cantava com eles. E através de Silvio comecei a participar dos festivais, mas nunca assumi profissionalmente por causa do tempo. Inclusive, nem viola eu tenho. Quando eu vou para uma cantoria eu chego lá, pego a viola de um parceiro e canto”.
Atualmente, Zé de Freitas é motorista de ônibus em Juazeiro do Norte, e essa relação entre sua profissão e a cantoria rendeu muitas histórias curiosas. Relembra que frequentemente utiliza sua experiência como motorista em seus versos para levar alegria, como no que diz: O mundo é minha morada / E o caminhão é meu trono / Vivo nessa correria / Perdendo noites de sono / Com 10% da renda / Porque noventa é do dono.
Relata que embora não tenha frequentado a escola, é capaz de discursar sobre diversos temas e acredita que isso é um dom divino. “Parece que Deus abre a mente e faço tranquilo, como quem sei de tudo. Eu acredito que é um dom que Deus deu para quem nasceu com aquele dom, com aquela veia poética”. E ressalta que: “Você pode ser doutor, formado em tudo, se você não tiver a veia poética, você não faz uma poesia”.
Zé de Freitas observa que, embora existam poucas diferenças nas cantorias de hoje em comparação com as de décadas passadas, a principal mudança é a tecnologia de gravação, que possibilita registrar quase tudo. Antigamente, as rimas eram improvisadas e muitas se perdiam. Hoje, com um celular, é possível gravar todo o show, “exigindo que o poeta capriche mais no verso”, comenta com bom humor.
Ele também menciona que a maioria das cantorias ainda ocorre na zona rural, onde a população valoriza mais essa forma de arte. “O povo do sítio gosta mais. A maioria do povo da cidade gosta mais dessas coisas de hoje – de forró – mas mesmo assim ainda funciona na cidade, mas a maioria mesmo é na zona rural, o povo de lá gosta muito da cultura”. No entanto, lamenta que as cantorias não ocorrem com a mesma frequência de antes.
Zé de Freitas reconhece que há apoio de algumas políticas públicas para a arte da cantoria, mencionando que alguns prefeitos de Juazeiro incentivaram festivais organizados por Silvio Grangeiro e outros líderes políticos. Ele acredita, no entanto, que esse apoio poderia ser ainda mais efetivo.
Em seu histórico, Zé de Freitas acumula diversos CDs de suas participações em festivais, além de um DVD gravado em uma dessas ocasiões. Ao final da entrevista, ele afirma que não se considera o maior repentista, pois somente Deus é grande, e conclui: “mesmo sem ter estudo, sem viver da profissão, aonde eu canto o povo me aplaude”.

(A entrevista aconteceu no dia 05/06/2018 em sua residência, em Juazeiro do Norte-CE, para o projeto De Repente em Ação)
![[Social Account]](https://sites.ufca.edu.br/plataforma/wp-content/uploads/2023/06/ufca-logo-cinza.png)
1 de junho de 2023 at 13:07
Hi, the whole thing is going well here and ofcourse every one is sharing facts, that’s truly fine, keep up writing.
1 de junho de 2023 at 13:14
You stated it exceptionally well!
1 de junho de 2023 at 13:17
Seriously plenty of amazing knowledge.
1 de junho de 2023 at 13:25
І have reɑd a few good stϳff here. Definitely worth bookmarking for revisiting.
I wonder how a lⲟt attempt you place to make any such magnificentt іnformative
web sіte.
Here is my web-site: wifitoto
1 de junho de 2023 at 13:28
Truly lots of helpful material!
1 de junho de 2023 at 13:48
Fantastic beat ! I wish to apprentice while you amend your site, how could i subscribe for a blog site?
The account aided me a acceptable deal. I had been a little bit acquainted of this your broadcast provided bright clear idea
1 de junho de 2023 at 13:53
Interesting article, would like it to be a little longer and more in-depth but bookmarked
the website anyway!
1 de junho de 2023 at 13:59
Youu could ceгtainly see yoսr expertise in the article you write.
The world hopes for more passionate writers such ass you whho aren’t afraid to say how thhey believe.
All the time go after your heart.
Feeel free tto visit my web site; top1toto
1 de junho de 2023 at 14:00
It’s an amazing paragraph in support of all the internet viewers;
they will get benefit from it I am sure.
1 de junho de 2023 at 14:15
It’s amazing to pay a quick visit this site and reading the
views of all colleagues on the topic of this post, while I am also eager of getting familiarity.
1 de junho de 2023 at 14:36
Cheers, I value it.
1 de junho de 2023 at 14:36
Intereted in growing your small business, but have a small budget.
Welcome to productized serices. These are bite-sized local marketing tactics designed specifically for small businesses.
1 de junho de 2023 at 15:30
I’ll right away seize your rss as I can’t in finding your e-mail subscription hyperlink or newsletter service.
Do you have any? Please let me know in order that I may just subscribe.
Thanks.
1 de junho de 2023 at 15:32
Incredible! This blog looks just like my old
one! It’s on a entirely different subject
but it has pretty much the same page layout and design. Outstanding choice of colors!
1 de junho de 2023 at 16:13
Do you have a spam issue on this blog; I also
am a blogger, and I was wanting to know your situation; we have created some nice procedures and we are looking
to exchange solutions with other folks, be sure to shoot me an email if interested.
1 de junho de 2023 at 16:23
Tienda Nº 1 en Camiseta Osasuna
Encontrarás cada camiseta de osasuna y ropa de entrenamiento de los clubs y selecciones nacionales para adultos
y niños.
1 de junho de 2023 at 16:54
Fantastic postings. Many thanks.
1 de junho de 2023 at 17:46
I believe this is among the most significant info for me.
And i am happy reading your article. But wanna observation on few general issues, The
site style is ideal, the articles is in reality excellent : D.
Good job, cheers
1 de junho de 2023 at 17:59
Whoa all kinds of terrific information!
1 de junho de 2023 at 18:04
Ηᥙrrah! Finally I got a website from ԝhere
I be able to in fact obtain helpful information regarding my study
and knowledge.
Check out my webpage :: wifi toto
1 de junho de 2023 at 18:09
If some one wishes to be updated with most recent tecһnoⅼogies
afterward he must be visit this web page and be up to date
daily.
My sіte … top1toto (http://wasearch.loc.gov/e2k/%2A/http://top1toto888.com)
1 de junho de 2023 at 18:14
It is perfect time to make some plans for the future and it
is time to be happy. I’ve read this post and if I could I desire to suggest you some interesting things or
suggestions. Perhaps you can write next articles referring
to this article. I want to read more things about it!
1 de junho de 2023 at 18:31
May I simply just say what a comfort to discover somebody that actually knows what
they are discussing over the internet. You actually understand how to bring a problem to light and make it important.
More people should read this and understand this side of your story.
I was surprised that you’re not more popular because you most certainly possess the gift.
1 de junho de 2023 at 20:22
I thіnk this is among the moѕt significant info
for me. And i’m glad reading yߋur articⅼe. But wanna remаrk on few general tһings, The sitee
style is great, the articpes iis really nice : D. Goood job, cheers
Also visit my homepage; top1 toto
1 de junho de 2023 at 20:38
You actually stated this effectively.