“O Cantador Repentista é a mola principal da Cultura.”
José de Freitas Sobrinho, conhecido como Zé de Freitas, nasceu em 17 de janeiro de 1956 no município de Várzea Alegre, Ceará, na comunidade do sítio Gangorra. Filho de Odete Mendes de Freitas e Miguel Lourenço de Freitas, o poeta, atualmente com 62 anos, reside em Juazeiro do Norte, local onde deu início à sua trajetória na Cantoria.
Desde a infância, Zé de Freitas esteve em contato com a cantoria, ouvindo as histórias de seus pais sobre seu avô, um cantador, e seu irmão Antônio de Freitas, um renomado cantador da época. Ele relembra que, embora ainda jovem e sem habilidades para improvisar versos, já gostava de escrever algumas estrofes enquanto acompanhava seu irmão nas apresentações.
Aos 28 anos, mudou-se para a cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, onde começou a frequentar cantorias locais, especialmente as que contavam com a presença do poeta Silvio Grangeiro. Durante uma dessas cantorias, Zé de Freitas se apresentou a Silvio Grangeiro como irmão de Antônio de Freitas. Questionado se também cantava e respondendo negativamente à pergunta, Silvio o convenceu a subir ao palco e cantar com Antônio de França — poeta que o acompanhava naquela noite. O resultado foi tão positivo que Silvio o convidou para formar dupla em outras cantorias e fazer algumas participações em seu programa de rádio.
Foi a partir desses encontros que Zé de Freitas iniciou sua atuação no mundo da cantoria. Contudo, nunca fez da cantoria sua principal profissão, priorizando seu trabalho como caminhoneiro. “Nunca fui cantador profissional devido a minha profissão. Fui motorista durante um bom tempo. Tenho medo de marcar uma cantoria hoje e no outro dia não estar aqui, pois trabalho viajando com caminhão. Sempre cantei assim: chegava na cantoria, ia assistir, participava e cantava com eles. E através de Silvio comecei a participar dos festivais, mas nunca assumi profissionalmente por causa do tempo. Inclusive, nem viola eu tenho. Quando eu vou para uma cantoria eu chego lá, pego a viola de um parceiro e canto”.
Atualmente, Zé de Freitas é motorista de ônibus em Juazeiro do Norte, e essa relação entre sua profissão e a cantoria rendeu muitas histórias curiosas. Relembra que frequentemente utiliza sua experiência como motorista em seus versos para levar alegria, como no que diz: O mundo é minha morada / E o caminhão é meu trono / Vivo nessa correria / Perdendo noites de sono / Com 10% da renda / Porque noventa é do dono.
Relata que embora não tenha frequentado a escola, é capaz de discursar sobre diversos temas e acredita que isso é um dom divino. “Parece que Deus abre a mente e faço tranquilo, como quem sei de tudo. Eu acredito que é um dom que Deus deu para quem nasceu com aquele dom, com aquela veia poética”. E ressalta que: “Você pode ser doutor, formado em tudo, se você não tiver a veia poética, você não faz uma poesia”.
Zé de Freitas observa que, embora existam poucas diferenças nas cantorias de hoje em comparação com as de décadas passadas, a principal mudança é a tecnologia de gravação, que possibilita registrar quase tudo. Antigamente, as rimas eram improvisadas e muitas se perdiam. Hoje, com um celular, é possível gravar todo o show, “exigindo que o poeta capriche mais no verso”, comenta com bom humor.
Ele também menciona que a maioria das cantorias ainda ocorre na zona rural, onde a população valoriza mais essa forma de arte. “O povo do sítio gosta mais. A maioria do povo da cidade gosta mais dessas coisas de hoje – de forró – mas mesmo assim ainda funciona na cidade, mas a maioria mesmo é na zona rural, o povo de lá gosta muito da cultura”. No entanto, lamenta que as cantorias não ocorrem com a mesma frequência de antes.
Zé de Freitas reconhece que há apoio de algumas políticas públicas para a arte da cantoria, mencionando que alguns prefeitos de Juazeiro incentivaram festivais organizados por Silvio Grangeiro e outros líderes políticos. Ele acredita, no entanto, que esse apoio poderia ser ainda mais efetivo.
Em seu histórico, Zé de Freitas acumula diversos CDs de suas participações em festivais, além de um DVD gravado em uma dessas ocasiões. Ao final da entrevista, ele afirma que não se considera o maior repentista, pois somente Deus é grande, e conclui: “mesmo sem ter estudo, sem viver da profissão, aonde eu canto o povo me aplaude”.

(A entrevista aconteceu no dia 05/06/2018 em sua residência, em Juazeiro do Norte-CE, para o projeto De Repente em Ação)
![[Social Account]](https://sites.ufca.edu.br/plataforma/wp-content/uploads/2023/06/ufca-logo-cinza.png)
1 de junho de 2023 at 21:04
Fine posts Kudos!
1 de junho de 2023 at 21:21
hey there and thank you for your information – I have definitely picked up anything new from right here.
I did however expertise some technical points using this site, as I experienced to reload
the site a lot of times previous to I could get it to load correctly.
I had been wondering if your web hosting is OK?
Not that I’m complaining, but slow loading instances times will very
frequently affect your placement in google and could damage your high quality score
if advertising and marketing with Adwords. Well I am adding this RSS to my e-mail and can look out for a lot
more of your respective fascinating content. Ensure that you update this again soon.
1 de junho de 2023 at 21:32
Attractive portion of content. I just stumbled upon your blog and in accession capital to
say that I acquire actually enjoyed account your weblog posts.
Anyway I will be subscribing on your feeds or even I success you get admission to persistently
fast.
1 de junho de 2023 at 21:43
I really like your blog.. very nice colors & theme. Did you design this
website yourself or did you hire someone to do it for you?
Plz answer back as I’m looking to create my own blog
and would like to know where u got this from. thanks
1 de junho de 2023 at 21:56
It’s difficult to find well-informed people in this particular subject,
however, you sound like you know what you’re talking about!
Thanks
1 de junho de 2023 at 22:30
Nicely put, Thank you!
1 de junho de 2023 at 23:40
Let me give you a thumbs up man. Can I show my inside to amazing values and if you want to really findout?
and also share valuable info about how to get connected to girls
for free yalla lready know follow me my fellow commenters!.
1 de junho de 2023 at 23:44
continuously i used to read smaller articles or reviews which
as well clear their motive, and that is also happening with this post
which I am reading at this place.
1 de junho de 2023 at 23:49
Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you
relied on the video to make your point. You clearly know
what youre talking about, why throw away your intelligence on just posting videos to your site when you could be giving us something informative to read?
My blog post – สาระน่ารู้
1 de junho de 2023 at 23:53
I was more than happy to find this page. I want to to thank you for your time for this particularly fantastic read!!
I definitely really liked every little bit of it and I have you saved as a favorite to
see new information in your website.
Look into my site – Cash offer Please
2 de junho de 2023 at 00:05
I enjoy you because of all of the labor on this web page. Debby enjoys conducting investigations and it is obvious why. A number of us notice all about the compelling mode you render precious things by means of this blog and as well as strongly encourage response from some others on the concern then our simple princess is undoubtedly studying so much. Take pleasure in the rest of the new year. You are doing a stunning job.
my homepage :: reviews – https://coincoach.ca/members/tierneypruitt1/activity/309001/ –
2 de junho de 2023 at 00:09
Amazing a lot of amazing info.
2 de junho de 2023 at 01:03
I all the time used to read post in news papers but now as I am a user of net
thus from now I am using net for posts, thanks to web.
2 de junho de 2023 at 01:20
You said it nicely.!
2 de junho de 2023 at 01:44
You explained this effectively.
2 de junho de 2023 at 01:44
I know this if off topic but I’m looking into starting my own blog and was wondering
what all is required to get set up? I’m assuming having a
blog like yours would cost a pretty penny? I’m not very internet savvy so I’m
not 100% positive. Any tips or advice would be greatly appreciated.
Appreciate it
2 de junho de 2023 at 03:36
You actually expressed it exceptionally well!
2 de junho de 2023 at 03:40
Appreciate it. A good amount of postings.
2 de junho de 2023 at 04:00
Nicely put, Kudos!
2 de junho de 2023 at 04:01
You actually said this well!
2 de junho de 2023 at 04:26
Nice blog here! Also your website quite a bit up very fast!
What web host are you using? Can I am getting your associate
hyperlink to your host? I want my site loaded up as fast as yours lol
2 de junho de 2023 at 04:32
Fine write ups Thank you!
2 de junho de 2023 at 04:59
Perfectly voiced without a doubt. !
2 de junho de 2023 at 05:03
Excellent post. I was checking constantly this weblog and I am inspired! Extremely useful information particularly the last part 🙂 I deal with such info a lot. I was looking for this particular info for a very lengthy time. Thank you and best of luck.
My page: https://yoga.wiki/index.php?title=6_Ways_To_Accelerate_Pounds_Reduction_And_Drop_Pounds
2 de junho de 2023 at 09:30
Nicely put, With thanks.